A comunicação em Curitiba, no final do século 19, e nos primórdios do 20, era feita através de meninos de recados que a vizinhança usava para transmitir e receber notícia. A piazada corria de um lado para outro, levando e trazendo bilhetes, cartas e cartões a pé, de bonde ou até de bicicleta, quando possuía uma.
“Antigamente existia a carta social. Hoje é uma, duas, três perdidas por dia. ... A única forma que um tinha de saber notícias do outro era através das cartas. Os envelopes levavam novidades, acontecimentos do dia a dia, fotos e cartões postais.
A comunicação era feita por cartas, telegramas, telégrafos ou jornais impressos. Essas informações, por vezes, levavam dias para chegar. Saibam que, em períodos de guerra, o carro dos correios tinha prioridade em relação ao carro de bombeiros e até ambulância.
Na época do descobrimento do Brasil, em 1500, a carta era o único meio de comunicação de longa distância. ... Eram as “cartas do mar”, que navegavam oceano afora até seus destinatários na Coroa.
Na Pérsia antiga, em 500 a.C., surgiu o primeiro “correio” eficiente do mundo. Havia centenas de estações espalhadas por todo o reinado e os mensageiros montados a cavalo iam de uma a outra levando mensagens. ... Uma distância de até 250 km demorava 2 dias para ser percorrida para que a mensagem fosse passada.
As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.
Na atualidade, a forma de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail (electronic-mail - correio eletrônico). Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal.
Naquele período a correspondência era feita através de "meninos de recado" que a própria vizinhança utilizava para levar as informações. Eles utilizavam bonde ou a bicicleta, ou até mesmo iam a pé para levar as informações.