Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.
Fisiologia das esponjas
→ Digestão: é do tipo intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Respiração e Alimentação
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.
29 curiosidades que você vai gostar
Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os animais filtradores: características e exemplo.
...
Entre os peixes filtradores, encontramos por exemplo:Tubarão-baleia (Rhincodon typus).Tubarão-elefante (Cetorhinus maximus).Tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios).Menhaden (Brevoortia tyrannus).
Animais filtradores são aqueles que utilizam o sistema de filtragem para retirar os nutrientes da água. Filtradores são aqueles animais aquáticos que possuem a capacidade de retirar o alimento da água, através do processo de filtragem.
Como definir uma pessoa pobre?
Como se referir a um artigo de lei?
Como se referir a autoridades em inglês?
Como se referir a uma faculdade?
Como se referir a um Ex-presidente?
O que é VirtualBox no Windows 7?
Como colocar dois quadros de tamanhos diferentes na parede?
O que significa somos o que pensamos?
Qual a maneira correta de pendurar quadros?
Porque passo mal ao comer peixe?
Qual é o mecanismo de ação da isoniazida?
Qual a principal característica da crosta terrestre?
Qual a causa da espinha bífida?
Quando está nublado o sol queima igual?
Como instalar o Norton Antivirus no celular?