O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
As polis gregas foram formadas a partir de pequenas unidades agrícolas, que eram autossuficientes, onde as riquezas eram produzidas coletivamente sob a ordem de um patriarca. Com o crescimento populacional, surgiram outras formas de organização social, com os proprietários de terra e seus subordinados.
As cidades-estado surgiram nos primórdios da civilização ocidental. Entre 50 a.C., cerca de doze cidades-estado surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque). Depois de 2300 a.C., essas cidades-estado perderam sua independência e foram forçadas a fazer parte do Império Acadiano.
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Apesar das peculiaridades de cada pólis, é possível identificar três instituições políticas comuns: a assembleia popular, o conselho aristocrático e os magistrados.
As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Atenas era a maior e mais rica cidade da Grécia Antiga durante os séculos V e IV a.C. Existem relatos da época que reportam um volume comercial externo (soma das importações e exportações das cidades do império ateniense) da ordem de 180 milhões de dracmas áticos, valor duas ou três vezes superior ao orçamento do Império Aquemênida na mesma época.
A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa na Roma Antiga, que carregou uma versão dela para muitas partes da Bacia do Mediterrâneo e da Europa.
Como se formaram as cidades-estado (pólis) na Grécia Antiga? Suyanne00 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos. cada "povo" da Grécia antiga, tinha uma maneira diferente de viver, governar, pensar, e assim eles denominaram as polis, que são mais conhecidas como cidades estado Ainda tem perguntas?
O que significa alvará judicial Lei 6858 80?
Como se faz uma resenha de um livro?
Como calcular energia cinética e potencial?
Em quais crimes contra a honra é admitida a exceção da verdade?
Qual o tempo para desenformar concreto?
Qual é o salário mínimo na Suécia?
Como falar bem diante do público?
Qual o valor de uma lavagem a seco de sofá?
Como consultar a fatura do cartão?
Quais os alimentos que entope as veias?
Qual público mais compra na internet?
Quais os critérios para escolha do árbitro?
Qual o curso mais rápido e fácil?
Quando fazer citação direta e indireta?