Para os artistas, a arte urbana não precisa de movimento cultural nem de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua. Por meio da arte urbana, é possível despertar reflexões no público passante, bem como, comunicar lutas, protestos e denúncias que abrangem questões sociais e políticas.
Tipos de arte de rua
Stencil. Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes.
A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay).
A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso, interagem diretamente com os indivíduos.
No Brasil, a arte de rua surge na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com o advento da Ditadura Militar.
Arte de Rua ou Street Art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.
Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos; Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente.
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.
A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Na década de 1960, devido às sequelas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e ao clima de polarização mundial causado pela Guerra Fria, novos coletivos, ações e movimentos surgiram por todo o mundo. As pautas dos movimentos sociais passaram a diversificar-se a partir desse momento.
Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança. A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, ...
Como funciona o termômetro de lâmina bimetálica?
Como são classificadas as argamassas?
Como usar ponto de exclamação no notebook?
Como elaborar um Estudo de Impacto Ambiental?
Quais são os problemas de comunicação?
Qual o espaço que a sombra ocupa?
Qual diferença entre TV LED e Smart?
Quais os cuidados com o estoma?
Qual o clã mais forte de Konoha?
Por que o gato está se escondendo?
O que é um processo histórico?
Quem perde paga os honorários do advogado?
O que caracteriza o deslocamento de um corpo?
Qual a classificação da palavra água?