Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Para ficar ainda mais claro: o capital de giro é a quantidade de recursos necessários para que a sua empresa continue operando. No geral, do ponto de vista contábil, ele é o valor dos ativos circulantes. O capital de giro líquido, por sua vez, é o saldo do ativo circulante menos o passivo circulante.
Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.
O capital de giro é considerado positivo quando a empresa possui ativos líquidos suficientes para pagar suas contas, além de investir no negócio. Isso é um sinal de uma boa saúde financeira.
O capital de giro líquido é o valor agregado de todos os ativos circulantes e passivos circulantes. Ele é usado para medir a liquidez de curto prazo de uma empresa e avaliar a capacidade da empresa em usar seus ativos de maneira eficiente.
Ele reúne todos os ativos e passivos circulantes de um empreendimento dentro do prazo de até um ano. Podemos defini-lo, então, com a fórmula: CGL = AC – PC, ou seja, o capital de giro líquido (CGL) são os ativos circulantes (AC) menos os passivos circulantes (PC).
Idealmente, você gostaria de ter um capital de giro líquido positivo e uma taxa de capital de giro entre 1,2 e 2,0. Isso provavelmente representa um negócio saudável que tem ativos de curto prazo ou atuais suficientes para cobrir totalmente sua dívida imediata.
a) Capital de giro: o capital de giro ou capital circulante corresponde ao valor total do Ativo Circulante da empresa. b) Capital de giro próprio: o capital de giro próprio ou capital circulante líquido corresponde à diferença positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Como utilizar o Capital de Giro? Além de calcular corretamente o Capital de Giro da empresa, é necessário saber utilizar esse recurso de forma assertiva.
Qual a importância da gestão do Capital de Giro? Falhas na gestão do Capital de Giro e das finanças da empresa fazem com que o empresário tenha que captar recursos adicionais, o que normalmente acontece através de empréstimos bancários (que trabalham com altas taxas de juros!).
No entanto, o capital de giro está restrito aos fatores relacionados com a operação da empresa, excluindo assim o saldo disponível (ativo) e empréstimos (passivos). Esses exemplos, por sua vez, entram na conta do capital de giro líquido.
Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação às compras, vendas e à administração do caixa. Fatores que levam à diminuição do capital de giro Redução de vendas Crescimento da inadimplência
O que são falhas nos projetos?
Quais os processos da etapa de ideação?
O que é intimidação vexatória?
O que que significa sonhar com lagartixa?
Quantos filhos tem a esposa do MC Kevin?
Quais as formas especiais do delito de estelionato?
Como acelerar a cicatrização do dente do siso?
Qual a pista de ultrapassagem?
O que são radiação é radioatividade Cite exemplos?
Faz mal comer churrasco todos os dias?
O que é importante na comunicação escrita?
Qual marca de gasolina rende mais?
O que acontece quando a injeção vaza?
Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?
Quando o ambiente apresenta condições insalubres o trabalhador recebe um valor adicional?