Como aliviar as dores da queimadura de sol
Tomar banho frio;
Passar cremes hidratantes na pele, mantendo-a bem hidratada;
Fazer compressas com água fria no local da queimadura por 15 minutos, pois este procedimento proporciona a diminuição do inchaço e o alívio imediato da dor;
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.
Na maioria dos casos, é motivada por um contato rápido com fogo, objeto muito quente ou exposição prolongada ao sol. O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
As pomadas para queimadura, como dexpantenol ou desoximetasona, podem ser utilizadas para o tratamento de queimaduras de 1º grau, com sintomas como vermelhidão, inchaço, dor ou desconforto na pele, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação, promovem a cicatrização da pele ou previnem o surgimento de infecções.
35 curiosidades que você vai gostar
Nestes casos é recomendado:
Colocar a região queimada debaixo de água fria por, pelo menos, 15 minutos;
Manter um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer;
Não aplicar qualquer produto, como óleo ou manteiga, na queimadura;
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
Como saber se uma queimadura está melhorando?
A vermelhidão e dor da região afetada está diminuindo dia após dia;
Após alguns dias as bolhas começarão a desinchar e ela pode estourar sozinha.
Compressas frias. Aplique compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar ou use toalhas umedecidas em água fresca. ...
Hidrate a pele sem medo. ...
Beba muito líquido. ...
Evite exposição ao sol. ...
Nunca estoure as bolhas. ...
Não puxe a pele descamada. ...
Exagerou no sol.
Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão. E, junto com a cara de pimenta, vem a ardência. Isso ocorre porque os raios UVB ativam uma substância presente no corpo chamada prostaglandina.
Quatro soluções caseiras recuperam pele queimada pelo sol
Chá de camomila gelado. Com efeito calmante, o chá diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol. ...
Água fria. Compressas de água fria ajudam a retirar o calor e a resfriar o corpo, dando sensação de conforto e recuperando a pele. ...
Amido de milho. ...
Água termal.
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau incluem:
Coloque a ferida em água fria por cinco minutos ou mais.
Tomar paracetamol ou ibuprofeno para alívio da dor.
Aplicação de lidocaína (um anestésico) com gel ou creme áloe vera para acalmar a pele.
Usar uma pomada antibiótica e gaze solta para proteger a área afetada.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Um curativo que é bastante recomendado no tratamento inicial de queimaduras de segundo e terceiro grau é a sulfadiazina de prata, devido ao seu efeito antimicrobiano de amplo espectro.
5 dicas simples para tratar queimaduras de sol
Esfriar bem a pele. A primeira dica é talvez a mais importante em todo o processo de cuidar de uma queimadura solar e consiste em esfriar bem a pele. ...
Aplicar compressas frias de camomila. ...
Evitar produtos de higiene. ...
Hidratar a pele. ...
Consumir alimentos cicatrizantes.
Puxar a pele descamando pode facilitar infecções
Por mais que ficar com a parte da pele descamando seja incômodo, o ideal é seguir a orientação de não puxar a pele e manter o local sempre limpo e hidratado. “O melhor a se fazer é hidratar a região topicamente, beber muita água e se alimentar adequadamente.
O que fazer quando a pele está descascando?
Hidrate a derme. É indispensável manter a pele hidratada. ...
Evite temperaturas extremas. Se a sua pele estiver descascando, evite tomar banhos muito quentes e expor a pele ao sol. ...
Não faça uso de alguns produtos. ...
Mantenha-se hidratada. ...
Potencialize o tratamento dos pés e das mãos.
Em casos de queimadura leve (pele avermelhada, sem inchaço e que nem sempre causa forte dor), a primeira providência é resfriar a região, sem limpá-la. Durante vários minutos, exponha o local lesionado em água corrente fria - não aplique gelo, pois tende a queimar a pele.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Após cicatrizar, a queimadura de 2º grau pode deixar uma mancha mais clara, nas queimaduras superficiais, ou cicatriz, nas mais profundas.
...
No entanto, outros sinais e sintomas comuns incluem:
Dor, vermelhidão intensa ou inchaço;
Aparecimento de uma ferida no local;
Cicatrização lenta, entre 2 a 3 semanas.
As marcas podem ser temporárias ou permanentes, dependendo da classificação: queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus. As de primeiro grau atingem somente a epiderme, camada mais superficial da pele. A lesão é seca, não produz bolhas e, geralmente, melhora no intervalo de três a seis dias, podendo descamar.
Queimaduras
1º grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. ...
2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos.
Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos. Lave as mãos e utilize luvas descartáveis ao entrar em contato com a ferida.
Dicas de como acalmar o rubor na pele e a vermelhidão no rosto
Evite temperaturas extremas: Tome banho com água morna.
Evite alimentos apimentados e estimulantes como chá e café.
Consuma o mínimo de álcool possível.
Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no inverno.
Pare de fumar.
Qual cidade de Santa Catarina faz divisa com Rio Grande do Sul?
O que quer dizer Héteroidentificação?
Qual a província mais rica do Canadá?
Qual a diferença de previdência pública e privada?
Quanto tempo dura a licenciatura?
O que significa o clock em português?
Como funciona o descarte de resíduos?
O que é carga pontual e carga uniformemente distribuída?
Como se chama uma pessoa que promete e não cumpre?
Como eliminar formigas das plantas com borra de café?
Em qual terminal opera a GOL em Guarulhos?
Quais são os três piores alimentos?
Quem tem direito Assistência Social?
Como saber se um cachorro está chorando?