Comportamento. As serpentes possuem quimiorreceptores, ou seja, conseguem fazer uma interpretação química do ambientes. Elas movimentam a língua bífida (com duas pontas) para dentro e para fora da boca coletando moléculas de ar e do solo.
As serpentes são animais dotados de pálpebras transparentes e desprovidos de canais auditivos, sendo capazes de sentir as vibrações do solo através do seu esqueleto. Possuem língua com duas ramificações (língua bífida), com a função de tato e olfato.
Ainda que todas sejam carnívoras, suas presas são diversas, como: aranhas, lacraias, lesmas, sapos, ratos, outras serpentes e diversos outros tipos de presas.
Dependendo da espécie de cobra, ela pode matar a presa por envenenamento, por constrição ou então ingerir a presa viva. Geralmente as presas que podem oferecer algum risco para serpente (ratos, outras cobras) são mortas por envenenamento ou por constrição.
As serpentes de maior importância no Brasil estão representadas pelos gêneros: Bothrops, que são as Jararacas; Crotalus, que são as Cascavéis; Lachesis, as Surucucus; e Micrurus, as Corais.
Características gerais das serpentes. 1. Mandíbula: as serpentes possuem enorme capacidade para abrir as mandíbulas. Com isso, elas conseguem engolir presas grandes, muitas vezes, maiores do que elas próprias. Isso é possível porque a mandíbula das serpentes possui articulação dupla, o que possibilita tamanha abertura da boca.
Alimentação. Todas as serpentes são carnívoras, comendo pequenos animais (incluindo lagartos e outras cobras), aves, ovos ou insetos. Algumas cobras têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por constrição.
Normalmente, as serpentes não costumam atacar seres humanos, mas há relatos envolvendo serpentes grandes, como pythons. Apesar de serem dóceis, existem algumas espécies particularmente agressivas, mesmo assim, a maioria não ataca seres humanos, a menos que sejam assustadas ou molestadas, preferindo evitar este contato.
Sentidos: como não possuem canal auditivido (ouvidos), as serpentes conseguem identificar os barulhos através das vibrações captadas no solo. Serpentes possuem língua bífida, ou seja, uma língua dividida em duas partes, responsável por dois sentidos das cobras, olfato e o tato.
Qual a diferença entre mutatio libelli e emendatio libelli?
O que a Bíblia fala sobre nascer de novo?
Quanto tempo demora para uva virar vinho?
Porque os ossos não se decompõe?
Como que se escreve por exemplo?
Quais são as duas fases do júri?
Quais são os tipos de estudos que existem?
Como saber se a empresa é confiável?
Quais profissões foram excluídas do MEI?
Qual o maior escorpião do Brasil?
É obrigatório uma folga por semana?
Como entrar de graça no Louvre?
Quais são os 5S em ordem de implantação?
Para que serve a luz do óleo do motor?
O que ajuda a diminuir o baço?