COMO AGE. A Vimblastina bloqueia a divisão celular (bloqueia a mitose), agindo especificamente na fase M da divisão celular. Pode também interferir com o metabolismo de aminoácidos.
Veja a seguir uma questão da Fuvest que abordou o tema. (Fuvest) A droga vimblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Tendo em vista que essa droga impede a formação dos microtúbulos, sua interferência no processo de multiplicação celular será na: a) condensação dos cromossomos.
O mecanismo de ação desses medicamentos é o seguinte: Os alcalóides vinca são agentes específicos do ciclo celular e bloqueiam a mitose celular. O fuso mitótico é um dos mais extraordinários exemplos, cuja formação se dá após a desorganização dos microtúbulos citoplasmáticos no início da mitose.
Carboplatina solução injetável está indicado no tratamento de estados avançados do carcinoma de ovário de origem epitelial (incluindo tratamentos de segunda linha e paliativo em pacientes que já tenham recebido medicamentos contendo cisplatina).
Seu mecanismo de ação envolve a estabilização dos microtúbulos de actina, estruturas importantes para a movimentação dos cromossomos e das organelas celulares na divisão celular. Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem.
22 curiosidades que você vai gostar
O uso do paclitaxel é um tratamento efetivo para cânceres agressivos porque ele afeta de maneira adversa o processo de divisão celular, acabando com essa flexibilidade. Células cancerígenas também são destruídas pelo já citado mecanismo anti-Bcl-2.
O paclitaxel é indicado em casos de câncer de mama, câncer de pulmão, ovário e outros tipos de tumores.
A carboplatina age na medula óssea suprimindo a produção das células do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). Esta supressão depende da dose (quanto maior a dose, menos células no sangue).
Carboplatina apresenta eficácia semelhante à cisplatina na maioria das aplicações clínicas, porém, o uso de carboplatina é mais adequado em pacientes com função renal comprometida, pois não exige hidratação com grandes volumes; ainda, pacientes com alto risco de neurotoxicidade e ototoxicidade toleram melhor ...
Quimioterapia é o tratamento com medicamentos para destruir o câncer, que podem ser administrados por via intravenosa (injeção numa veia) ou por via oral. A quimioterapia sistêmica é administrada na corrente sanguínea para poder atingir as células cancerígenas em todo o corpo.
Os antibióticos antineoplásicos produzem seu efeito através de uma ação direta no DNA, inibindo sua síntese, e também do RNA (RANG et al., 2001). Os Antiinflamatórios não esterodais (DAINEs), inibem a enzima cicloxidase diminuindo a liberação de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos (ANDRADE, 2002).
Esse medicamento bloqueia os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama. Isso impede o estrogênio de se unir às células cancerígenas, que faz com que elas cresçam e se dividam. Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos.
O mecanismo de ação do sulfato de vincristina permanece sob investigação e tem sido relacionado à inibição da formação de microtúbulos no fuso mitótico, resultando na parada da divisão celular durante a metáfase.
Essa é a fase de maior visualização dos cromossomos, por isso é chamada fase do cariótipo, para facilitar o estudo cromossômico, a divisão celular pode ser interrompida na metáfase, por substâncias como a colchinina e vimblastina, que impedem a polimerização das proteínas do fuso mitótico.
Durante a metáfase, os cromossomas migram para o plano equatorial da célula, dispondo-se com os centrómeros para o centro e os braços para fora e formando a placa equatorial. ... Não ocorre alteração do número de cromossomas, nem do teor de DNA, durante esta fase da divisão mitótica.
(FUVEST) A vimblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Sabendo-se que essa substância impede a formação de microtúbulos, pode-se concluir que sua interferência no processo de multiplicação celular ocorre na: a) Condensação dos cromossomos.
Indicações da cisplatina
A cisplatina está indicada para o tratamento de tumores metásticos de testículo, tumores metásticos de ovário, câncer avançado de bexiga e carcinomas espino-celulares da cabeça ou pescoço.
Como age. seu mecanismo de ação lembra um agente alquilante, interferindo com a função do DNA.
A quimioterapia (QT) baseada em platina é a base do tratamento de primeira linha para pacientes com câncer avançado de pulmão de células não pequenas. No entanto, o número ideal de ciclos do tratamento permanece controverso.
A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).
Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
Dor abdominal, dor nas extremidades, diaforese e hipertensão também são notadas. Reações de hipersensibilidade menores, principalmente rubor e reações cutâneas, não necessitaram de tratamento e não impediram a continuação da terapia com Paclitaxel.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Paclitaxel?Toxicidades Hematológicas. Supressão da medula óssea foi a principal toxicidade dose-limitante de Paclitaxel. ... Reações de Hipersensibilidade. ... Cardiovasculares. ... Respiratórias. ... Neurológicas. ... Artralgia / Mialgia. ... Hepáticas. ... Gastrintestinais.
O fármaco em questão interfere na função dos microtúbulos. Estes tem função de formar o citoesqueleto e transporte intracelular, mas principalmente, atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular. Com a função inibida, a divisão celular será afetada.
Qual é o CFOP de prestação de serviços?
Qual o recurso cabível da sentença?
Quem foi o responsável pela Constituição de 1988?
Quanto tempo demora para secar o autonivelante?
O que significa um Cpk negativo?
Qual a relação entre o PPRA PGR e Pcmso?
Qual o melhor antibiótico para feridas infectadas?
Qual produto passar na madeira para impermeabilizar?
Como é feito o controle estratégico?