A linfa é um líquido que impregna o corpo, produzida quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo, contendo oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos.
2/3 da composição da linfa deriva do fígado e do intestino. Ela é composta também por leucócitos (glóbulos brancos), sendo que 90% são linfócitos. A linfa transportada pelos vasos linfáticos é filtrada nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos.
O Sistema Linfático
Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.
A linfa é um líquido transparente ou de coloração clara com aspecto leitoso, que circula lentamente através dos vasos linfáticos. ... Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.
Vamos colocar de uma maneira mais fácil para que você compreenda melhor: Linfa é o líquido encontrado nos vasos linfáticos. Era líquido intersticial que, por sua vez era Líquido Intracelular, que também já foi sangue arterial.
Quando este fluido entra nos capilares linfáticos torna-se a linfa. A formação da linfa é chamada de linfogênese. Para mover o sangue através de suas artérias e veias, seu coração deve aplicar uma certa quantidade de pressão com cada batida.
O objetivo da linfa é banhar as células com água e nutrientes, recolhendo no caminho resíduos dessas células. O sangue fornece nutrientes e metabólitos importantes para as células de um tecido, e recolhe de volta os resíduos que produzem, o que exige uma troca dos componentes respectivos entre o sangue e as células do tecido.
Entre os componentes da linfa estão os proeminentes linfócitos e macrófagos, células primárias do sistema imunológico com as quais o corpo se defende da invasão por microorganismos estrangeiros. A linfa é transportada dos tecidos para o fluxo sanguíneo venoso através dos vasos linfáticos.
A linfa que entra nos vasos linfáticos a partir do espaço intersticial geralmente não flui para trás ao longo dos vasos, devido à presença de válvulas. No entanto, se ocorre uma pressão hidrostática excessiva dentro dos vasos linfáticos, um pouco de líquido pode vazar de volta para o espaço intersticial e contribuir para a formação de um edema.
Porque deitamos com um peso e acordamos com outro?
Como pagar Play Store com PicPay?
Que curso devo fazer para entrar no Ibama?
Quais os motivos da pupila dilatar?
Como armazenar panela de queijo?
Qual a melhor maré para piscinas naturais?
Qual a melhor corretora de Criptomoedas?
O que fazer para evitar coágulos no sangue?
Quem eram os marinheiros envolvidos na Revolta da Chibata?
O que é qualificadora de ordem objetiva e subjetiva?
O que é um desconto cumulativo?
Qual frequência usar na radiofrequência?
Como saber se o coração não está bem?
Qual arroz para quem tem gordura no fígado?
Quais são as situações em que o consumidor é ou foi desrespeitado?
Qual é a 18 letra do nosso alfabeto?