Não havendo nenhuma intervenção ou variável patogênica, mediante os fatores hereditários e genéticos, o desenvolvimento intelectual pode ser considerado um “potencial inato”, ou seja, cada ser humano nasce com a capacidade de pensar e aprender.
Por anos, a medida da inteligência era dada exclusivamente pelo Quociente de Inteligência (QI) de uma pessoa. No conceito de QI está, em linhas gerais, a habilidade de raciocinar, pensar problemas de forma abstrata, gerar soluções para assuntos complexos e aprender rapidamente.
De grande importância será ter sempre em mente que o Homem, embora se constitua no elemento básico no emprego da Atividade de Inteligência - pois é ele quem dirige o processo, planeja, busca, analisa, elabora, executa, controla e o que é mais importante, quem decide – é ele, também, o principal fator de inquietação ...
Para Piaget, a inteligência seria, então, um "conjunto de operações vivas e atuantes", "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas" (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.
► Conceito de múltiplas inteligências surgiu com Gardner, na década de 1980, em Harvard, Estados Unidos: visual-espacial, musical, verbal, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, naturalista e existencial.
Os exemplos mais conhecidos são os bailarinos e alguns esportistas, por exemplo, os que praticam a ginástica rítmica. Para desenvolver essa inteligência você pode… – Praticar ioga. – Dançar, especialmente algum tipo de dança que ajude a praticar a coordenação motora e movimentar separadamente partes do corpo.
Esta é a inteligência que caracteriza as pessoas com capacidade para compreender seu ambiente natural: classifica e diferencia os vários tipos de plantas e animais. São pessoas que amam e convivem com plantas e animais; podem trabalhar como biólogos e com horta ou jardinagem. Para desenvolver essa inteligência podemos…
Cada pessoa tem alguns tipos de inteligência mais desenvolvidos que outros. As pessoas mais dotadas desse tipo de inteligência são aquelas que dizemos que têm o “dom da palavra”. Aprendem muito cedo a falar, ler e escrever. Têm facilidade para compreender textos complexos e se expressam muito bem.
Em 1998, o psicólogo Howard Gardner propôs uma teoria que mudou essa ideia um tanto reducionista: a teoria das inteligências múltiplas. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, não existe um único tipo de inteligência, mas vários, que são desenvolvidos de forma diferente em cada indivíduo.
Como calcular a morbidade de uma doença?
Como é medida a acuidade visual?
Como é constituída O nome empresarial de uma AS?
Como saber o quanto cobrar de um produto?
Qual a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a ética dentro da ciência?
Qual a forma correta de escrever endereço?
Como estabilizar vida financeira?
Como se estrutura o texto da Constituição Federal Brasileira?
Como fazer um balanço de abertura?
Como se estabelece o conhecimento geográfico?
É uma característica de uma estrutura de mercado?
Quais cores ficam bem em ruivas?
O que é o contratualismo Segundo John Locke?
Como escreve volta às aula em inglês?
O que é sindicato no direito do trabalho?
Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?