Quando o verbo estiver na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se” estamos diante de um sujeito indeterminado. ... Nesse caso, dizemos que o “se” se caracteriza como índice de indeterminação do sujeito. Entretanto, tal regra também se aplica a verbos intransitivos e de ligação.
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.
De todos esses pronomes, todavia, o “mesmo” é o que melhor nos indica uma referência a ideias que já foram expressas textualmente, porém, ele sempre pede um complemento, pois ele não é usamos para retomar como faz o pronome pessoal. Por exemplo, “toda vez que eu ando de bicicleta eu caio, o mesmo acontece com a minha irmã”.
A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.
Afinal, o pronome “mesmo” é tão comum em nossa vida que nem sempre observamos as regras que o regem. Em qualquer lugar do Brasil você, provavelmente, já viu ou ouviu a frase “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”.
A palavra mesmo é um dos termos mais comuns do Português. Enquanto pronome demonstrativo, o uso do mesmo passa despercebido. Confira os principais erros e quais são os usos certos do pronome!
O que é o vocativo de uma carta?
Quais são as três formas de rescisão dos contratos administrativos?
Quem faz parte da Administração Pública direta?
Qual o orixá de cada dia da semana?
Qual é a importância do artesanato?
Qual a diferença de exercícios de baixa e alta intensidade?
Como engordar rápido e ganhar corpo?
Como foi o fim da civilização maia?
Pode misturar tintas de cabelo?
Quanto tempo dura o cheiro de um sachê?
O que é o empuxo e como ele é percebido?
Pode dar Bactrim para criança de 1 ano?
Quais as consequências da corrupção na saúde dos brasileiros?
Estão isentos do serviço do júri exceto?
Como transformar dinheiro do PayPal em dinheiro real?
Como se faz um SAE de enfermagem?