A estrutura das palavras contém o radical (elemento estrutural básico), afixos (elementos que se juntam ao radical para formação de novas palavras – PREFIXO e SUFIXO), as desinências (nominais – indicam gênero e número e verbais – indicam pessoa, modo, tempo e número dos verbos), a vogal temática (que indicam a ...
Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O radical é a parte fundamental da palavra, esse contém seu sentido básico, é comum a um grupo de palavras do idioma.
Para descobrimos a raiz de determinado grupo de palavras, é necessário eliminarmos os afixos, a vogal temática e desinências. O elemento morfológico comum entre todas elas poderá ser a raiz, marcando então sua referência semântica.
O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal. Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir de escola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Composição é um dos processos de formação das palavras. Ocorre por justaposição e por aglutinação e pode ter ou não o auxílio do hífen. Assim como a derivação, a composição é um dos processos de formação de palavras, as quais são unidas a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais.
Segundo a etimologia, o termo aluno significa literalmente “criança de peito”, “lactante” ou “filho adotivo” (do lat. alumnus, alumni, proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”). Daí o sentido de que aluno é uma espécie de lactente intelectual.
Estrutura ou Extrutura? A grafia extrutura está incorreta. A palavra estrutura em português vem do vocábulo em latim struere, que significa acomodar em pilhas e é originado de ster, que é implantar. Por esta razão, a escrita é estrutura, sempre com s como o radical latino. Veja também: Infraestrutura.
Com relação à estrutura das palavras da Língua Portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os morfemas que indicam as flexões das palavras variáveis da língua são chamados de desinências nominais ou verbais. b) A vogal ou consoante de ligação é um morfema incapaz de facilitar a emissão do som das palavras.
Entre os sinônimos para estrutura, existem as palavras sustentação, esqueleto, armação, suporte, alicerce e arcabouço. E também condição, natureza e índole. Eixo, substância, fundamento, programação, projeto, construção e organização também são sinônimos para estrutura.
Primeiramente será estudada a estrutura da palavra, ou seja, como ela é formada. Em seguida o processo de formação das palavras. A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Vogais e consoantes de ligação. O significado básico da palavra está contido nesse elemento; a ele são acrescentados outros elementos.
Quantas sílabas tem a palavra patrão?
Como separar a sílaba da palavra morcego?
Qual o encontro vocálico da palavra igualdade?
Quantas sílabas tem pneumático?
Como Treinar o Seu Dragão na Amazon?
Como desenvolver habilidades em matemática?
Qual músculo fortalecer para fazer barra?
Como treinar um atendente de farmácia?
Qual o melhor exercício para concentração?
Como Treinar o Seu Dragão livros box?
O que significa Como treinar seu dragão?
Em que filme o pai do Soluço morre?
Vai ter o filme Como Treinar o seu Dragão 3?