O candidato a doador deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para esclarecer dúvidas e, com a decisão tomada, coletar uma amostra de sangue (10ml) para a tipagem de HLA (exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo).
Os doadores são cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Os dados dos dois registros são cruzados para verificar a compatibilidade entre pacientes e doadores. Essa busca é automática.
– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. – A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos. – A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais entre doador e receptor. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade.
É importante que as características sejam compatíveis para evitar a rejeição, ou seja, o ideal é que a compatibilidade seja total, mas existem casos em que o transplante é feito sem essa totalidade e pode dar certo.
Nos transplantes de órgãos, como fígado ou pulmão, é importante que doador e receptor tenham a mesma tipagem sanguínea (A, B, O, AB). Nos transplantes de medula não é obrigatório, pois são transplantadas as células-tronco que fabricam o sangue. Se, por exemplo, o paciente tem tipagem A e o doador tem tipagem B, ...
Se, por exemplo, o paciente tem tipagem A e o doador tem tipagem B, depois da pega da medula o paciente vai aos poucos trocar a tipagem dos seus glóbulos vermelhos para produzir sangue de tipagem B. A compatibilidade necessária nos transplantes de medula chama-se HLA (Human Leukocyte Antigen).
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.
Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. Material rico em células-tronco hematopoéticas, que são aquelas capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, essenciais para o transplante de medula óssea.
Como funciona o curso digital da Estácio?
Como é determinada a taxa de câmbio?
Como funciona o cruzamento das calopsitas?
Como limpar geladeira cycle defrost?
Qual o valor do curso do mairo Vergara?
Como funciona o iCloud compartilhado?
Qual é a forma correta de fazer um currículo?
Como funciona o curso da Babbel?
Como eliminar o vírus da dengue no organismo?
Qual a relação entre trabalho e sociedade?
Como os submarinos conseguem realizar a sua movimentação no interior da água?
Como usar o app arquivos do iPhone?
Como conectar 2 monitores VGA no PC?
Como é calculado o valor do pedágio?
Como usar o aplicativo maestro?
O que pode colar com araldite?