Leia o texto atentamente e procure captar sua ideia central. Procure entender qual é o posicionamento do autor e identifique seus argumentos, caso seja um texto dissertativo-argumentativo.
Dizemos que as questões textuais devem ser respondidas por meio da comparação de seis textos: o de cada alternativa (a, b, c, d, e) com o texto. Quem monta as questões de interpretação deve sempre mostrar para a coordenação da banca por que determinada alternativa é a correta e por que as demais estão erradas.
Interpretação de texto: como fazer? São muitos alunos que têm dúvidas e não sabem como interpretar um texto. A primeira dica é ter muita atenção no momento da leitura. Procure ler e reler o texto pedido, seja de apoio ou a própria questão.
Sabemos que invariavelmente as provas dos concursos cobram a interpretação de texto e muitas vezes nos voltamos bastante para a parte gramatical e nos esquecemos de praticar esse conteúdo tão importante.
Veja: Conforme dito anteriormente, a interpretação de textos é o momento em que aplicamos a teoria estudada, ou seja, se não tivermos uma boa base teórica será um grande desafio. Pois, o aluno precisa ser capaz de aplicar conhecimentos acerca de conectivos, pronomes, referenciação, etc.
Quem pode tomar imunoglobulina?
Como cuidar de ferida com pontos?
O que forma o eixo horizontal?
Como abrir arquivos XML em PDF?
Quando a bolsa PIBIC cai na conta?
Como substituir o arroz e o pão?
O que é um curador provisório?
Quais os riscos assistenciais que podem ocorrer durante a infusão da alimentação?
Quais são os povos mais legais do mundo?
Qual o tipo de hepatite que ataca o fígado?
Qual a individualidade mais forte?
Qual é a idade de Bruna Carvalho?
Qual a importância dos psicólogos Piaget Vygotsky e Wallon para a educação?