O poder do rei era justificado pela divindade, e os monarcas utilizavam esse artifício para garantir sua soberania. O que se pensava era que sua autoridade vinha diretamente de deus, e por isso, seu poder seria absoluto, incontestável e hereditário, ou seja, os filhos dos reis também eram destinados à realeza.
b) Como era justificada ideologicamente? Resposta da questão 6: a) Absolutismo monárquico. leis de uma nação dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado.
Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
Ouça em voz altaPausarPara governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.
Ouça em voz altaPausarMonarquia absoluta ou absolutista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia constitucional é, segundo a definição clássica, a forma de governo monárquico ou monarquia na qual o monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao poder de outros órgãos do Estado.
Ouça em voz altaPausarTeorias do absolutismo Maquiavel defendia o Estado como um fim em si mesmo, afirmando que os soberanos poderiam utilizar-se de todos os meios - considerados lícitos ou não - que garantissem a conquista e a continuidade do seu poder. As ações do Estado são regidas, sobretudo, pela racionalidade.
Ouça em voz altaPausarMaquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
Ouça em voz altaPausar“O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio.” “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” “Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal.”
Jean Bodin (1530-1596): associava o Estado à própria célula familiar, onde o poder real seria ilimitado, tal qual o chefe de família. Assim, o absolutismo seria uma espécie de família onde todos deviam obediência a um chefe. Este, por sua vez, seria encarregado de protegê-los e provê-los.
Na França, durante a dinastia Bourbon (séc. XVI), consolidou-se o poder absolutista na pessoa do rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715). Já na Inglaterra, o absolutismo de Henrique VIII (1509-1547), também foi apoiado pela burguesia, a qual consentiu no fortalecimento dos poderes monárquicos em detrimento do poder parlamentar.
Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média ...
Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna.
Por que devemos saber como utilizar uma conta da Microsoft?
O que é a função Colerética e Colagoga que algumas plantas medicinais possuem?
Quantas vezes devo regar a samambaia?
Como forçar a encerrar no Mac?
O que pode ser feito para melhorar o clima organizacional?
Como reiniciar o iPhone pelo iTunes?
Como consumir chia para soltar intestino?
Como aumentar a cintura de uma saia?
O que fazer para fortalecer os músculos das costas?
Como acabar com baratas K Othrine?
Como forçar Inicialização de um programa?
Como usar aroma artificial de baunilha?
Como instalar o Windows no VMware?
Como os pássaros enxergam os humanos?
Quais fatores influenciam a demanda além de preço e renda dos consumidores?