O poder do rei era justificado pela divindade, e os monarcas utilizavam esse artifício para garantir sua soberania. O que se pensava era que sua autoridade vinha diretamente de deus, e por isso, seu poder seria absoluto, incontestável e hereditário, ou seja, os filhos dos reis também eram destinados à realeza.
b) Como era justificada ideologicamente? Resposta da questão 6: a) Absolutismo monárquico. leis de uma nação dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado.
Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens.
O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
Ouça em voz altaPausarPara governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.
Ouça em voz altaPausarMonarquia absoluta ou absolutista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia constitucional é, segundo a definição clássica, a forma de governo monárquico ou monarquia na qual o monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao poder de outros órgãos do Estado.
Ouça em voz altaPausarTeorias do absolutismo Maquiavel defendia o Estado como um fim em si mesmo, afirmando que os soberanos poderiam utilizar-se de todos os meios - considerados lícitos ou não - que garantissem a conquista e a continuidade do seu poder. As ações do Estado são regidas, sobretudo, pela racionalidade.
Ouça em voz altaPausarMaquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
Ouça em voz altaPausar“O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio.” “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” “Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal.”
Jean Bodin (1530-1596): associava o Estado à própria célula familiar, onde o poder real seria ilimitado, tal qual o chefe de família. Assim, o absolutismo seria uma espécie de família onde todos deviam obediência a um chefe. Este, por sua vez, seria encarregado de protegê-los e provê-los.
Na França, durante a dinastia Bourbon (séc. XVI), consolidou-se o poder absolutista na pessoa do rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715). Já na Inglaterra, o absolutismo de Henrique VIII (1509-1547), também foi apoiado pela burguesia, a qual consentiu no fortalecimento dos poderes monárquicos em detrimento do poder parlamentar.
Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média ...
Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna.
O que acontece se passar alho na espinha?
O que é ser um profissional proativo?
Quanto tempo demora pra secar um insulfilm?
Qual a melhor marca de tinta emborrachada?
Qual a importância dos microrganismos para os seres humanos?
Como os microrganismos são classificados de acordo com a necessidade de oxigênio?
Como as plantas se protegem de predadores?
Como os mineiros foram resgatados da mina de San José?
Em qual local a mais tipo de microrganismo no corpo humano?
Como os ossos se unem uns aos outros por meio de?
Como são classificados os microrganismos que vivem na pele humana?
Como os meios de comunicação de massa influenciam na informação?
Como os patrimônios podem ser classificados?
Como passar LN para exponencial?
Como os microrganismos podem ser prejudiciais?