Borglin, Edberg e Hallberg (2005) demonstraram que a qualidade de vida de idosos depende da preservação do self e da manutenção de objetivos ao longo da vida, e a experiência de qualidade de vida envolveria valores pessoais, experiências anteriores, capacidade de adaptação às mudanças, independência, autonomia, ...
A preocupação com a vinculação entre qualidade de vida e prática de atividades físicas entre idosos tem marcado o processo de envelhecimento populacional brasileiro. ... Por outro lado, sugerem que a realização de atividades físicas aumenta as chances de um envelhecimento saudável.
A OMS define o envelhecimento saudável como o “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”3,4.
O impacto da atividade física moderada de pelo menos 30 minutos por dia tem um valor inestimável para a saúde e bem-estar em qualquer idade - contribuindo para redução dos riscos de doenças, melhora do humor, maior independência e mais interação social, em comparação com pessoas inativas.
De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.
O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2005) destaca que o envelhecimento da população consiste em uma das maiores conquistas humanas, pois é a primeira vez na história, que a maior parte dos sujeitos podem ter expectativa de vida acima dos 60 anos de idade.
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica.
Segundo projeções demográficas, no ano 2005 o Brasil ocupará o 6º lugar no ranking mundial de população idosa, quando 15% de sua população , ou seja 32 milhões de pessoas, terão 60 anos ou mais . A população brasileira está envelhecendo.
O envelhecimento da população brasileira é uma realidade, e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil as mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens, com uma expectativa de 78,8 anos, contra 71,6 anos para eles.
De tal forma que o Brasil ainda enfrenta desafios como a falta de preparo para a inclusão da população idosa nas diferentes esferas da sociedade e para o cumprimento e execução dos direitos desse indivíduo.
Embora este indivíduo necessite de uma rede de assistência, cuidados e políticas próprias, existe uma transição da atuação do idoso na sociedade brasileira. Hoje, muitos idosos trabalham ou estão disponíveis para serem reinseridos no mercado de trabalho, mantém uma vida social ativa, se relacionam, consomem, viajam, etc.
Qual melhor exercício para iniciantes?
Qual a nascente do rio Parnaíba?
Como as enzimas podem ser classificadas?
Como saber qual é o seu signo?
O que é uma enfermeira intensivista?
Quais as melhores mídias sociais?
Quais são os efeitos colaterais do lipo Black 6?
Quais são as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos?
Quais são as cores do verão 2021?
Quais são as funções de um operador de loja?
Qual é a diferença entre mandarim e chinês?
Quais países da Europa dá para ir de trem?
O que nos ensina o Espírito Santo?
Qual melhor site de relacionamento para pessoas maduras?
Qual é a carga horária de um enfermeiro?