Ele é composto pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas/Dseis que se configuram em uma rede de serviços implantada nas terras indígenas para atender essa população, a partir de critérios geográficos, demográficos e culturais.
Os conhecimentos tradicionais acumulados através dos tempos pelos povos indígenas resultaram em inúmeras práticas utilizadas em todo o País, em diversas áreas. No campo da Saúde, eles revelaram as propriedades curativas de plantas que hoje são utilizadas na fabricação de muitos medicamentos em todo o mundo.
Desde então, a FUNASA e a FUNAI dividiram a responsabilidade sobre a atenção à saúde indígena, passando a executar, cada uma, parte das ações, de forma fragmentada e conflituosa.
Nas aldeias, a atenção básica será realizada por intermédio dos Agentes Indígenas de Saúde, nos postos de saúde, e pelas equipes multidisciplinares periodicamente, conforme planejamento das suas ações.
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal.
Entre os povos indígenas no Brasil, saúde, doença e enfermidade estão intimamente relacionados ao conceito de “corpo” que não é o mesmo das sociedades ocidentais, estas fortemente pautadas pela racionali- dade científica que entende o corpo como uma estrutura biológica que cresce, desenvolve-se e funciona como um ...
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é a área do Ministério da Saúde, responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
Em geral, os sistemas indígenas de interpretação das doenças articulam-se, de um lado, às múltiplas dimensões do indivíduo doente (que incluem, por exemplo, o descumprimento de proibições sexuais ou alimentares) e, de outro, aos poderes da sociedade e da natureza, externos a sua pessoa e ao seu grupo social imediato ( ...
A Funasa mantém o Sistema de Informações de Atenção à Saúde Indí- gena (Siasi), ferramenta de monitora- mento da situação de saúde dos indíge- nas aldeados.
O subsistema de saúde indígena do Sistema Único de Saúde era então gerido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que, durante anos, foi alvo de denúncias ligadas a corrupção e deficiências no atendimento.
Esses sistemas tradicionais de saúde são, ainda hoje, o principal recurso de atenção à saúde da população indígena, apesar da presença de estruturas de saúde ocidentais.
1991 – Criação da Coordenação da Saúde do Índio (COSAI), subordinada ao Departamento de Operações da Fundação Nacional de Saúde (DEOPE/FNS) para atender ao Decreto nº23/91 que transfere da Funai para o Ministério da Saúde (MS) a responsabilidade pela coordenação das ações de saúde para as populações indígenas.
Saúde Indígena: uma introdução ao tema Edições MEC/Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Representação no Brasil SAS, Quadra 5, Bloco H, Lote 6, Ed.
Quais são os tipos de coragem?
Quantos anos de faculdade para ser delegada?
Quais os defeitos do signo de Leão?
Pode misturar creatina com Whey no mesmo copo?
O que é arritmia cardíaca benigna?
Qual é a diferença entre ironia e deboche?
Quais são as vulnerabilidades na adolescência?
Com quantos meses um bebe pode viajar?
Como se calcula a altura de um triângulo?
Como é o processo de excreção?
Quais são os melhores cursos para o mercado de trabalho?
Qual o mal que a salsicha causa?
Quantas calorias tem dois pedaços de Carne assada?
Como substituir a palavra expectativa?
Qual a media de filhos por familia no brasil?
Com quantas semanas nascem os bebês?