Enquanto área de estudo, a Ciência Política surgiu no século XIX, em meio ao progresso científico na Europa, como Ciência do Estado. Os assuntos políticos passam a ser estudados, investigados e analisados com base em fatos, documentos e evidências concretas, indo contra a simples opinião e o senso comum da sociedade.
A Ciência Política é essencial para analisar o funcionamento e a organização do poder e do Estado. É, além de tudo, capaz de discutir assuntos, tanto dentro da sua própria área de pesquisa quanto para as áreas de direito, sociologia e economia.
A ciência política é o campo das ciências sociais que estuda as estruturas que moldam as regras de convívio entre as pessoas em agrupamentos.
A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.
A Itália foi o primeiro país a empregar a palavra Stato, embora tenha um significado vago. Já a Inglaterra, no século XV, e posteriormente a França e a Alemanha, no século XVI, usaram o termo Estado como uma definição da ordem pública. ... O Estado surgiu quando nasceu a ideia de “soberania”.
As sínteses interdisciplinares operadas pela Teoria Geral do Estado e pela Ciência Política tendem a evitar a robotização do operador do Direito, permitindo-lhe enxergar, dentre outras coisas, que o sistema jurídico estatal foi criado para servir à sociedade e não o contrário.
A maioria dos cientistas políticos defende o segundo, pois é mais abrangente que o primeiro. Embora a Ciência Política tenha raízes muito antigas e tenha se consolidado há muito tempo na Europa e nos Estados Unidos, constituindo departamentos próprios de estudos nas universidades, no Brasil ela é relativamente recente ainda.
Desde então, a ciência política estabeleceu-se como campo autônomo de estudo, tendo se fixado primeiro nos Estados Unidos e se desenvolvido bastante na França e na Alemanha.
A ciência política é de extrema importância para o avanço do estudo dos mecanismos de poder. A atuação de políticos, sejam do poder Executivo, sejam do poder Legislativo, de juristas e de economistas ou pessoas ligadas ao grande mercado financeiro está diretamente ligada ao poder.
Assim, os métodos e as técnicas podem envolver fontes primárias e secundárias. Há, contudo, uma discussão interna na Ciência Política sobre seu objeto de estudo, pois alguns acreditam que o foco central é o Estado e outros acreditam que o poder. A maioria dos cientistas políticos defende o segundo, pois é mais abrangente que o primeiro.
Como usar o Adobe Fill and Sign?
Como usar 2 projetores ao mesmo tempo?
O que permite que o som chega aos nossos ouvidos?
Como enviar mensagem para Celesc?
Como o xadrez pode ser considerado *?
Como mandar uma mensagem para Google?
Como enviar mensagem para todos os seguidores no Twitter?
Como faço para entrar em contato com alguém no YouTube?
Quando a gente precisa de apoio?
Como falar com um atendente do Facebook?
Qual a relação da prática do vôlei de praia e do futevôlei com a saúde?
Quanto custa mandar encomenda para os EUA?
Como vírus da gripe é eliminado do organismo?
Quando bloqueia no WhatsApp a pessoa consegue mandar mensagem?