Pois a música está diretamente ligada ao encadeamento de emoções. As composições podem nos suscitar alegria ou tristeza, euforia ou paz de espírito. O espectro emocional é vasto e pode unir diversas pessoas em um contexto social através de um mesmo sentimento.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.
Além de contribuir para a cultura do país, a Música Popular Brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais. Por esse motivo, além de um movimento artístico e cultural, a MPB também pode ser classificada como um movimento político e social.
A música é capaz de influenciar diferentes aspectos em nossa vida, estimulando a forma com que sentimos e nos comportamos. A afirmação vem de dois estudos brasileiros. ... De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos.
42 curiosidades que você vai gostar
No século XIX, os escravos se reuniam para manter suas tradições, mostrar resistência cultural, e fazer o samba de roda. No Rio de Janeiro, o batuque dos negros foi misturado a outros gêneros musicais e, no começo do século XX, nasceu um dos símbolos da cultura brasileira: o samba carioca, com seu repique africano.
Já a influência européia evidencia-se mais a influência portuguesa e espanhola. De Portugal herdamos os reisados, os pastoris, as cheganças, o bumba-meu-boi, e principalmente a modinha. Já a influência espanhola refletiu-se de forma mais indireta, através dos fandangos, boleros, tangos e outros.
A cultura brasileira sofreu enorme influência da africana. No que se refere à música, além dos tambores utilizados em rituais religiosos, os escravos trouxeram ritmos como a umbigada e o maxixe, que deram origem ao samba.
Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.
Uma melodia simples é capaz de despertar suas emoções, trazer um sorriso para o seu rosto e esquecer por alguns momentos as preocupações do dia a dia. Oscar Wilde disse que: “a arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações”.
Segundo o professor, a música constrói a identidade por dois caminhos. ... Como as músicas não estão intrinsecamente ligadas a grupos sociais, a situação se torna complicada, “sobretudo com a juventude que está muito mais em busca de coisas, às vezes diferentes.
É o prazer proporcionado por essa mistura de harmonia, ritmo, melodia e timbre o que realmente importa. Pois a música está diretamente ligada ao encadeamento de emoções. As composições podem nos suscitar alegria ou tristeza, euforia ou paz de espírito.
A cultura musical no Brasil pode ser descrita através de uma palavra: diversidade. A dimensão do país permitiu que cada região desenvolvesse os seus costumes de forma única, criando um leque infinito de culturas e, principalmente, de gêneros musicais.
Um exemplo notório dessa realidade é apresentado por Adorno em várias de suas análises da música na indústria cultural. Adorno e Simpson (1941/1994) revelaram que a música popular apresenta como características principais a padronização, a pseudo-individuação e a facilitação.
A música faz com que a pessoa se envolva emocionalmente, além de exigir ao cérebro diversas informações ao mesmo tempo, estimulando desde visão e audição a coordenação motora das mãos ou mãos e pés (como no caso de uma bateria).
Estudos mostraram que a música pode melhorar seu humor e afastar a depressão. Portanto, também melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, e alivia a dor.
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.
Na música, os índios usavam muito instrumentos de sopro como várias flautas nativas e instrumentos de percussão como chocalhos, apitos e tambores que ditam até hoje os arranjos e os ritmos da nossa música popular brasileira.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Quais as principais danças brasileiras?Samba. Entre todas as danças brasileiras, samba pode ser considerado a maior representação do nosso país mundo afora quando o assunto são os ritmos de cada lugar. ... Carimbó Fonte: Pxhere. ... Bumba-meu-boi. ... Frevo. ... Forró ... Maracatu. ... Baião. ... Jongo.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos.
Alguns dos gêneros musicais populares que se originaram no país são o Samba, o Choro, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira. Há diversos tipos de música brasileira: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk Carioca, Gospel, Lambada, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e o Xote.
Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social.
A música facilita a expressão e comunicação de emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem o modo de sentir, perceber e pensar de cada um.
São exemplos de ossos pneumáticos e irregulares?
Quando a Inglaterra abandonou o padrão ouro?
Quem é a esposa de Rodrigo Teaser?
Qual o melhor remédio para dormir que não causa dependência?
O que é preciso para ser um bancário?
Como saber se a pessoa é um servidor público?
Qual é a diferença entre ser empreendedor é ser intraempreendedor?
Quantas vezes Moisés tirou água da rocha?
Qual sociedade não possui personalidade jurídica?
Como saber se o folículo rompeu?
Quem fez cirurgia pode tomar suco?
É possível fazer um cego voltar a enxergar?
Como por metros quadrados no word?
O que diz a CLT sobre mudança de horário?
Qual o custo para abrir uma empresa de prestação de serviços?