A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles.
Considerando-se que a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada, o pH do meio é um parâmetro que influencia diretamente na passagem dos fármacos através das membranas biológicas e, portanto, este parâmetro é determinante dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos.
Se um fármaco é inadequadamente absorvido, seus efeitos sistêmicos inexistem. A absorção está na dependência trans-membrana. Também depende de fluxo de sanguíneo no sítio absortivo, extensão e espessura da superfície de absorção e vias de administração escolhidas.
Assim sendo, os fármacos ácidos são melhor absorvidos no estômago, pois nesta região, o pH ácido dificulta sua dissociação, promovendo sua difusão passiva pela porção lipofílica da bicamada da membrana. Os fármacos básicos são absorvidos preferencialmente no intestino.
Absorção subcutânea e submucosa : Rápida, pois o fármaco só necessita ultrapassar as células endoteliais para chegar à corrente circulatória. O fluxo sanguíneo é o maior determinante da velocidade de absorção. Absorção intraperitoneal : Rápida, por envolver superfície ampla e ricamente vascularizada.
Quando Maracanaú se emancipou?
O que é arquétipo de borboleta?
Quais são os elementos da contagem?
Quem foi o alemão Bert Hellinger?
Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?
Quais foram as consequências da invasão para o povo iraquiano?
Quantos palmos abaixo da terra?
Quais são os benefícios não monetarios?
O que é considerado um bom salário nos Estados Unidos?
Qual é a diferença entre posseiros e grileiros?
Tem que ter faculdade para ser policial militar?
Quais as metodologia na educação infantil de acordo com a BNCC?
Quais são as melhores escolas particulares?