A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.
A ginástica pode ser competitiva e não competitiva. Essa classificação depende do fato de a modalidade entrar ou não em competições, como as Olimpíadas. Dentre as modalidades de ginástica não competitiva, podemos citar: contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e a Ginástica para Todos.
b) Ginástica de competição - são as modalidades esportivas e competitivas de ginásticas, como a ginástica artística, rítmica e o trampolim acrobático. ... d) Ginástica de demonstração - participação de muitas pessoas em posição coreográficas.
Ginástica estética é a ginástica que tem como objetivo melhorar a aparência corporal.
Ginástica Artística Masculina ou GAM - Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (sem a execução de música); Ginástica Artística Feminina ou GAF - Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (com execução de música).
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Ginástica postural: É a ginástica preventiva que melhora a postura e o bem-estar, cujos objetivos são o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna e das articulações e o alongamento das principais cadeias musculares que influenciam a postura corporal.
As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
Como foi citado no começo do texto a ginástica é classificada em duas modalidades, as competitivas e não competitivas.
A Ginástica Estética de Grupo mistura ginástica rítmica e dança, sem a utilização de aparelhos. Os exercícios corporais são baseados nos movimentos naturais. A coreografia esportiva envolve harmonia, sincronia e movimentos com música.
Na era moderna, a ginástica, inicialmente tida como prática física, passou a ser dividida e estruturada em cinco campos de atuação, que desenvolvem-se unidas pelo conceito e separadas nos fins: condicionamento físico, de competições, fisioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal. [1]
Este conceito começou a desenvolver-se pela prática grega, que o levou através do Helenismo e do Império Romano. Foram os gregos os responsáveis pelo surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas para exibições ginásticas em público e nos ginásios.
A ginástica moderna, regimentada pela Federação Internacional de Ginástica, incorpora seis modalidades distintas, com uma delas divida em duas ramificações de importância igual, gerando assim um total de sete, de acordo com a visão da federação, que deu ainda a cada uma delas um específico Código de Pontos.
Etimologia e significado. O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar ...
Porque o centro cirúrgico e azul?
Quanto tempo demora para tirar sangue para exame?
Quantas folgas o funcionário tem direito no mês?
Como consultar Histórico Escolar RJ?
Quem assumiu o governo provisoriamente?
O que é um objeto direto exemplos?
Como as folhas podem ser classificadas em relação à inserção?
Qual é a principal característica do processo de modernização da agricultura brasileira?
Qual a importância da cultura para a sociedade?
O que posso usar para pintar o rosto de branco?
Quais os sinais vitais alterados?
Qual a diferença entre animal nativo é animal exótico?