“O principal efeito da ocorrência da doença é comercial, pois afeta enormemente o comércio interno e, principalmente, as exportações, já que a ocorrência de foco de aftosa interfere de imediato nas vendas externas do produto.
A febre aftosa tem grande impacto na economia. Portanto, contaminando animais e humanos, a doença compromete a importação e exportação de bebidas e alimentos em países que passam pelo surto. Os surtos de febre aftosa entre os animais prejudicam rapidamente todo o rebanho.
A partir de 1994, os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e o Distrito Federal deixaram de registrar casos da doença. Em 1998, no entanto, Alagoas voltou a apresentar um foco. Neste mesmo ano a OIE reconheceu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina como livres de aftosa com vacinação.
A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa.
A febre aftosa tem grande importância social e econômica, e seu impacto está diretamente ligado ao negócio de produtores, empresários e famílias rurais. A doença causa grandes perdas econômicas, com a redução de produtividade dos rebanhos, além de afetar enormemente o comércio interno e, principalmente, as exportações.
21 curiosidades que você vai gostar
Para os bovinos, contudo, a febre aftosa pode ser fatal. O desenvolvimento de aftas prejudica a alimentação do animal, sendo que em algumas espécies pode haver lesões no casco. É comum que o animal contaminado fique magro, podendo morrer de inanição.
O último caso registrado no Brasil foi em 2006. A implantação de zonas livres da doença foi concluída em todo o País, mas o objetivo principal é a erradicação da doença e obter o reconhecimento mundial de país livre de febre aftosa sem vacinação.
A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos raros de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram relatados em seres humanos que lidavam de forma muito próxima com animais infectados.
A raiva bovina é uma doença que resultou na morte de quase 50 mil animais em todo o Brasil.
...
SintomasPerda de apetite, inquietação e mudança de hábitos.Andar cambaleante.Salivação intensa.Fezes secas e escuras.Podem ficar ocasionalmente agressivos.
Como Libra se comporta no relacionamento?
Como imprimir frente e verso na impressora SCX 4200?
Como imprimir frente e verso na Epson l5190?
Qual cola não derrete com gasolina?
Como preencher totalmente uma folha a4 na impressão PowerPoint?
Como são obtidos os clones animais?
Onde conseguir o certificado de conclusão do ensino médio?
Quem tem Xbox One pode jogar online com quem tem Xbox 360?
Como fazer uma etiqueta no Excel?
Qual a primeira tecnologia desenvolvida pelo ser humano?
Quanto é a entrada na Pinacoteca?
Onde comprar jogos para revender?
Como transferir arquivos para o Dropbox?
Como imprimir o IPVA 2021 Bahia?
Como transferir dinheiro Pix Mercado Pago?
Como configurar a impressora Brother para imprimir?
Como atualizar dados na Corsan?