A ESCOLHA DO INDICADOR Outra causa de erro é devido ao fato de a mudança de cor do indicador ocorrer em um pH diferente do pH do ponto de equivalência. Fazendo com que o volume do titulante no ponto final seja diferente do volume do titulante no ponto de equivalência da titulação.
Os indicadores são muito usados em titulações, técnica de laboratório para descobrir a concentração de uma solução por meio do gotejamento de outra solução de concentração conhecida.
É frequentemente escolhido para ser usado em titulações por causa de sua clara mudança de coloração. Devido a sua mudança de coloração na faixa de pH medianamente ácido, é normalmente usado em titulações de ácidos.
Pois bem, um indicador numa titulação ácido-base, serve pra indicar a mudança do pH em uma titulação. É simples, como o próprio nome diz ele "indica", e o que acontece é isso, o indicador faz com que a solução mude de cor, para indicar a mudança de pH da mesma.
A escolha do indicador que será usado na titulação é muito importante, porque cada indicador tem um ponto de viragem em determinado pH – nem sempre sendo em pH igual a 7, que indica uma solução neutra.
A mudança de incolor para verde na base (NaOH), é indicativo da presença de clorofila na constituição dos pigmentos, uma vez que esta, em meios básicos, muda a coloração do meio para verde. A coloração avermelhada e tonalidades próximas na escala de cor, em substâncias ácidas, indica a presença de antocianinas.
Indicadores e Titulações Indicadores São espécies químicas que admitem colorações distintas de acordo com o pH do sistema. Normalmente são ácidos fracos (aqui representados por HIn) em que a forma ionizada (In–) tem uma coloração diferente da forma não-ionizada (HIn).
A precisão da titulação depende de sabermos exatamente o volume do titulante no ponto de equivalência (V eq ). O produto do volume do titulante usado até o ponto de equivalência e de sua molaridade (M tt – que é conhecida e expressa em seu rótulo) é igual ao número de mols do titulado (M td ):
Cálculos de Titulação. Após realizada a titulação, são feitos cálculos para determinar a quantidade de substância contida na amostra. Veja a seguir como ocorre a titulação ácido-base: Titulação ácido-base utilizando o indicador fenolftaleína. Observando as imagens, podemos fazer as seguintes considerações:
A reação entre o titulante e o titulado resulta na formação de um precipitado. As espécies envolvidas na titulação reagem por meio da transferência de elétrons, onde uma irá oxidar e a outra reduzir.
Como uma agência de viagens ganha dinheiro?
Onde nasceu a atriz Brooke Shields?
Como escreve o nome da família em inglês?
Qual a mensagem que o filme Como Estrelas na Terra nos passa?
Como se escreve o nome de uma espécie de exemplo?
Como identificar uma canceriana?
Como que escreve massa de tomate?
Como organizar os serviços da empresa?
O que é comunidade e sociedade para Robert Nisbet?
Como trocar cilindro do toner Brother?
Porque meu celular fica vibrando sozinho?