Os profissionais da educação são capazes de inovar e resgatar atividades tidas como antigas e introduzi-las em suas aulas através de movimentos artísticos e corporais, possibilitando um lazer lúdico e educativo.
Pesquisas elaboradas por alguns autores demonstraram que as atividades de lazer, no contexto escolar, propiciam, dentre outros aspectos, o bem-estar psicológico e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que delas participam.
Lazer escolar: pode ser visto no recreio dos alunos ou na aula de Ed. Física, além disso, em aulas práticas de todas as matérias. Ex: exposição de pintura na aula de Artes, interclasse, show de talentos, festivais esportivos.
O estímulo através de algumas atividades de lazer e recreação permite a criança testar suas habilidades e descobrir grande parte do seu potencial. Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita os estímu- los que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, pessoal e intelectual.
Os espaços públicos têm papel determinante na sociedade urbana, pois são o locais de encontros, relações, convívio e trocas entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade. Portanto, a existência e qualidade destes está diretamente relacionada a uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos.
Dumazedier (1976), “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora ...
E as atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica, que são tão importantes quanto a saúde física. ...
Podemos dizer que o lazer proporciona um alivio para as ten- sões que adquirimos durante o trabalho, sabemos que os estresses nos levam a alguns conflitos que são relacionados aos fenômenos social da vida, assim a pratica de algumas atividades de lazer, nos trará um relaxamento aumento as- sim a nossa qualidade de vida ...
Verificamos a distancia que existe entre o acesso ao lazer das pessoas ricas e das pessoas menos favorecidas economicamente. Como diz Melo (2003)“O lazer é muito importante e está diretamente ligado á saúde, á educação e a qualida- de de vida”.
Conclui-se então que a importância do lazer nas aulas de educação física deve ser defendida como fator necessário a uma boa prática pedaógica, pois sabemos que o lazer, e a própria educação física, estão presentes no interior da escola por meio das manifestações esportivas e, ainda assim, praticada tal qual o modelo que nos é ...
Os dados apontam que a grande maioria dos professores não desenvolve o lazer em suas aulas, justificando a falta de recursos e uma estrutura física precária, além do poder público que nada faz para esse fim.
E os equipamentos são compreendidos como os objetos que organizam o espaço em função de determinada atividade. (...), conclui-se que é possível se exercer atividades de lazer sem um equipamento, mas é impossível fazer um lazer sem a existência de um espaço”. (MARCELLINO 2006, p. 66).
Como surgiu a matemática na Grécia?
Porque o sangue fica mais claro?
Qual é o tipo ideal do Hyunjin?
Quais são as micoses cutâneas?
Quais são os tipos de acrósticos?
Como transformar o Greninja em Ash-Greninja?
Qual a finalidade da constelação familiar?
Quais são as características do marketing pessoal?
Qual é a relação entre a arte e a religião?
É ruim fazer bronzeamento artificial?
O que são permissões no Windows?
Quem são as partes na enfiteuse?
Quando ouvir falar de paz e segurança?
Como surgiu a ideia de gênero?
Onde pedir autorização para menor viajar de avião?