A gota acontece como consequência da hiperuricemia, que corresponde ao aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, que pode acontecer tanto devido ao aumento da produção de ácido úrico como também por deficiência da eliminação dessa substância.
O diagnóstico da gota é feito sobretudo após um história clínica bem feita asssociada aos exames mostrando níveis elevados de ácido úrico no sangue. Outros exames podem ser solicitados como radiografias e dosagem de ácido úrico na urina.
Como identificar os sintomas de Gota
Inchaço e dores intensas nas juntas, sobretudo no dedão do pé, são os principais sinais da gota, doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue – condição que os médicos chamam de hiperuricemia.
A gota, em geral, afeta uma articulação por vez, começando preferencialmente pelo dedão do pé e se expandindo para as juntas do joelho, tornozelo e atingindo até mão, punho e cotovelo.
Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; Dificuldade em movimentar a articulação afetada; Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.
Inchaço e dores intensas nas juntas, sobretudo no dedão do pé, são os principais sinais da gota, doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue – condição que os médicos chamam de hiperuricemia.
Para checar o excesso (hiperuricemia) ou a falta (hipouricemia) do ácido úrico no organismo. No primeiro caso, ele se deposita em alguns órgãos, como os rins, e lá causa a formação de cálculos renais (as dolorosas pedras) e até insuficiência.
Outro sintoma de gota são os tofos, caroços sob a pele ao redor das articulações ou em outros lugares. Eles podem drenar material calcário. Geralmente, os tofos se desenvolvem em pacientes que convivem por muitos anos com a doença. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.
Gota é uma artrite inflamatória da articulação, que provoca intensa dor, vermelhidão e inchaço, que surge em pessoas com ácido úrico elevado. Saiba identificar os sinais e sintomas e o que fazer para confirmar.
Tratamento caseiro para gota. O uso de compressas de gelo nas crises de gota e a mudança de hábitos alimentares, evitando-se aqueles ricos em proteína animal e aumentando o consumo de vegetais, verduras e frutas, leite e derivados auxiliam no tratamento da gota.
Na fase de gota crônica, os períodos livres de sintomas desaparecem. O paciente apresenta quadro de dor contínua em mais de uma articulação, associada a outros sinais de inflamação, como edema e calor, que levam a deformidades. É nesta etapa que surgem também os tofos (nódulos resultantes do acúmulo de cristais de ácido úrico).
Quanto custa para furar o tragus?
Qual a pressão da bola de voleibol?
Qual era a cor dos olhos de Elvis?
Quais são as regras do vôlei sentado?
Como saber quanto vou pagar de luz?
Quais as competências necessárias para administração?
Quais são os substratos energéticos?
O que significa atualização do software da televisão?
O que significa erradicar uma doença?
Qual a velocidade de um raio em KM?
Qual a diferença de intoxicação alimentar e infecção?
Como saber se estou me curando da sarna?
Quantas são as cartas universais?
Para que serve cloridrato de sertralina dá sono?