Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).
O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.
O teste de urina necessita de mais tempo para ser confiável. Alguns testes de farmácia mais atuais detectam a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas o ideal é esperar pelo primeiro dia de atraso.
Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.
Mas podemos dizer que após o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.
42 curiosidades que você vai gostar
O resultado do teste de gravidez de farmácia geralmente é bastante confiável, desde que feito de acordo com as instruções da embalagem e no momento correto, ou seja, a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, para confirmar o resultado, o melhor é sempre repetir o teste 3 a 5 dias após o primeiro resultado.
Os sinais (que podem ser vistos) e sintomas de gravidez (que podem ser sentidos) podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher.
Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:
Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
Cansaço e sonolência;
Dor de cabeça leve e persistente;
Seios inchados e doloridos.
Primeiros 7 dias
Corrimento vaginal cor-de-rosa. ...
Corrimento mais espesso. ...
Cólica e inchaço abdominal. ...
Cansaço fácil e sono excessivo. ...
Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ...
Atraso ou falta da menstruação. ...
Dor no fundo das costas. ...
Aversão a cheiros fortes.
A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.
A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.
Como saber se estou grávida? Veja os principais sintomas:
Atraso na menstruação;
Enjoos e vômitos;
Sensibilidade e aumento das mamas;
Aumento da frequência urinária.
O exame de toque, por si só, não detecta gravidez numa fase inicial, sendo necessário utilizar outros métodos para o diagnóstico da gravidez, como palpação, ultrassonografia e exame de sangue Beta-HCG, além da avaliação pelo médico dos sinais e sintomas apresentados pela mulher que podem ser indicativos de gravidez.
Depois de um coito, os espermatozóides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito.
caso tenha sido em dia fértil a relação sexual, poderá dar positivo após 10 dias, mas o ideal é que se faça o exame de sangue! Os testes de farmácia não são muito confiáveis, por isso o melhor a fazer é depois de 12 a 14 dias após a relação sexual que se suspeita ter acontecido a gestação.
Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.
Sonolência, cansaço e fadiga
Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. "Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas", explica Domingos Mantelli Filho.
Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.
Sintomas de gravidez antes do atraso
Dor nos seios, que acontece devido ao aumento da produção de hormônios, que leva ao crescimento das glândulas mamárias;
Escurecimento das aréolas;
Sangramento rosado, que pode acontecer até 15 dias após a fecundação;
Inchaço e dor abdominal;
Cansaço excessivo sem motivo aparente;
Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
As opções hoje oferecidas em farmácias e mercados tem a menor chance de dar errado. Os fabricantes afirmam ter uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnostico preciso. É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo, porém os testes tem 0,5% de chances de erro.
Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida, pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única e melhor forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de gravidez de farmácia e ainda melhor o de sangue.
De todos os testes de gravidez que se pode fazer em casa, o mais fidedigno é o teste de gravidez que se compra na farmácia, pois identifica a presença do hormônio beta HCG na urina da mulher, um tipo de hormônio que apenas é produzido durante a gravidez.
Como tirar manchas de amaciante em roupa branca?
Como é feita a respiração diafragma?
O que usar para clarear a pele depois da gravidez?
Como fazer guirlanda com prato de papelão?
Como tirar manchas amarelas de calça jeans?
O que é a análise de um poema?
Pode fazer jejum intermitente de madrugada?
Como identificar um pronome oblíquo átono?
Como tirar manchas de estofados de tecido?
Para que serve o produto de limpeza maridão?
O que acontece quando a língua fica preta?
Como usar o pronome oblíquo A?
Como tirar manchas amarelas de panos de prato?
Como utilizar o prompt de comando Windows 10?