1Bebês encaixam, geralmente, na 36ª semana de gestação, ainda que não seja incomum que isso aconteça mais tarde e até mesmo durante o trabalho de parto.
Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar. No entanto, já que são sensações comuns do final da gravidez, é só na consulta pré-natal que um obstetra consegue confirmar.
Normalmente, o bebê fica na posição cefálica, que é encaixado para nascer de parto normal, até os 7 meses mais ou menos. Não é impossível que ele deixe a posição pélvica nos últimos instantes”, esclarece Elizabeth Leão, ginecologista e obstetra do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
Movimento das pernas do bebê em direção à caixa torácica;
Movimento das mãos ou braços na parte inferior da pélvis;
Soluços na parte inferior da barriga;
Aumento da frequência para urinar, devido a uma maior compressão da bexiga;
A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.
18 curiosidades que você vai gostar
Quando a região começa a dilatar, para que ocorra o encaixe da cabeça do bebê, é natural que o tampão se solte e seja eliminado pela vagina. É comum que isso aconteça, em média, três dias antes do nascimento do bebê.
É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.
Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.
Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo). O bebê também pode escolher apenas uma delas e permanecer assim até o final da gestação.
Muitos bebês, mesmo já nesta fase adiantada da gestação, ficam sentados, na posição pélvica. Apesar de não ser a posição ideal, não precisa ficar receosa, ainda é possível que ele vire até o parto.
O bebê se movimenta constantemente durante a gestação. Conforme ele cresce, engorda e encaixa na bacia da mãe, seus movimentos continuam existindo porém as grávidas costumam sentir menos do que antes.
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.
Como está o bebê com 3 meses de gravidez? Com 3 meses o embrião é promovido para feto e pode chegar a medir em média 11 cm. Seus orgaos já funcionam e já faz pequenos movimentos com a cabeça e com as mãos e seus pequenos dedos. Seu pequeno rosto começa a tomar forma e as orelhas, olhos, boca e nariz ganham formato.
A movimentação fetal, mais popularmente conhecido como chutes, está muito relacionado a oxigenação do bebê. Uma vez que não há ar dentro do útero, o bebê recebe o oxigênio por meio do sangue da gestante e, quando ele se move, é um forte indicativo de que essa nutrição está acontecendo como deveria.
Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Você vai sentir que a barriga fica bem dura e também uma dor semelhante à das cólicas menstruais, nas costas, na altura do sacro, vindo em direção ao abdômen. Essa dor começa fraca, intensifica-se no pico da contração e depois some, como uma onda.
A saída do tampão mucoso acontece quando a quantidade do hormônio progesterona, que está presente durante toda gestação e evita as contrações antes da hora, começa a reduzir.
Como saber se perdi o tampão mucoso? O tampão mucoso pode ir saindo aos poucos, por isso algumas mulheres podem não identificar a sua perda. Somente o obstetra durante consulta e exame de toque pode identificar se a gestante já perdeu o tampão mucoso.
Cinthia explica que a mulher pode ficar tranquila nessas situações, porém, em casos de sangramento vivo, rompimento de bolsa com saída líquido esverdeado e contrações fortes com intervalos pequenos, como um minuto, ela deve procurar um atendimento urgente.
Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.
A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável. Todas essas são situações podem ser resolvidas de forma simples e não oferecem riscos de vida.
O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga.
A dor na virilha no final da gravidez, a partir de quando a mulher está com 34/35/36/37/38 semanas se torna mais comum. A dor na virilha após parto normal também costuma acontecer com muitas mulheres. Nesses casos, as dores costumam sumir naturalmente e não é necessário se preocupar.
Quando surgiu o Cadastro Único?
Como surgiu o Dia da Consciência Negra * sua resposta?
Quanto tempo de Palmas até o Jalapão?
Como surgiu a Europa Medieval?
Qual a mistura do buldogue francês?
Como é lavar a louça em inglês?
O que significa porcentual e percentual?
Como funciona o Google formulário?
Como funciona o jogo da Tele Sena mais e menos pontos?
Como criar seu próprio sistema operacional?
Como fica no plano cartesiano?
Como funciona o odômetro do carro?