entristecer (en- + triste + -ecer); envelhecer (en - + velho + -ecer);
A derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.
Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.
- Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical. - Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical. - Parassintética (ou por parassíntese) - ocorre quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.
Dica: para estabelecer a diferença entre derivação prefixal e sufixal e parassintética, basta retirar o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
26 curiosidades que você vai gostar
A derivação ocorre sempre quando uma palavra derivada vem de apenas um radical (palavra primitiva), já a composição é quando a palavra derivada vem de dois radicais.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.
1. [ Linguística ] Partícula que se junta a uma palavra para lhe modificar a significação (ex.: os prefixos e os sufixos são afixos). 2. Fixado a, unido.
Derivação prefixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um prefixo a uma palavra primitiva. Isso pode ser verificado ao analisarmos o vocábulo “desleal”. Essa palavra é formada pelo prefixo “des-” mais o termo “leal”. Esse prefixo é usado para indicar uma ação contrária.
Etimologia (origem da palavra emburrecer). En)em + burro + cer.
Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").
A derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva.
Veja os 6 tipos com exemplos! Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. ... Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.
→ Derivação prefixal
Ocorre quando um prefixo é unido anteriormente ao radical da palavra primitiva. A derivação prefixal ocasiona sempre alteração no sentido do radical da palavra primitiva.
Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. ... Desse modo, as palavras primitivas “ajuda”, “sabor” e “atual” recebem, respectivamente, os sufixos “-ante”, “-ear” e “-mente”.
DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA. Exemplos: Des confortável. Re fazer.
Afixo é um elemento que se junta a um radical para formação de uma palavra, alterando o sentido básico da palavra. Seu estudo faz parte da chamada Morfologia derivacional.
Os afixos são os morfemas lexicais que se anexam ao radical para mudar-lhe o sentido ou acrescentar-lhe uma idéia secundária ou ainda, para mudar-lhe a classe gramatical. Os afixos do português abordados neste trabalho são: prefixos, sufixos, infixos e circunfixos.
São acrescentados no final de nomes próprios masculinos modernos como, por exemplo: Eiji e Senzo. Sufixo que significa criança e é acrescentado a nomes próprios femininos modernos. Exemplos: Aiko, Haruko, Keiko, Masako, Mitsuko, Naoko, Reiko, Rumiko, Yoko, etc.
O sufixo –mente junta-se, normalmente, à forma feminina de um adjetivo dar origem a um advérbio de modo, como: bondosamente, lindamente, rapidamente,…
Na maioria dos substantivos terminados em -or (forma masculina) acrescentamos -a na sua forma feminina. Porém, alguns substantivos terminados em -or (forma masculina) substituem o sufixo -or por -eira em sua forma feminina.
Quais os alimentos que contém melatonina?
Qual é a temperatura de um raio?
Quem ganhou a guerra do Brasil e Paraguai?
Qual o significado da expressão respostas do réu?
Qual o valor nominal e tolerância do resistor?
Como comprar placa de vídeo usada em mineração?
O que é desqualificação de um crime?
Como excluir um dispositivo do computador?
Quais são as principais linguagem de programação?
Quantas calorias tem 500 gramas de sopa de legumes?
Como desfazer uma ação no Bloco de notas?
Como funciona o lastro de um navio?
Como será o feriado de Carnaval 2021?