entristecer (en- + triste + -ecer); envelhecer (en - + velho + -ecer);
A derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.
Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.
- Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical. - Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical. - Parassintética (ou por parassíntese) - ocorre quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.
Dica: para estabelecer a diferença entre derivação prefixal e sufixal e parassintética, basta retirar o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
26 curiosidades que você vai gostar
A derivação ocorre sempre quando uma palavra derivada vem de apenas um radical (palavra primitiva), já a composição é quando a palavra derivada vem de dois radicais.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.
1. [ Linguística ] Partícula que se junta a uma palavra para lhe modificar a significação (ex.: os prefixos e os sufixos são afixos). 2. Fixado a, unido.
Derivação prefixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um prefixo a uma palavra primitiva. Isso pode ser verificado ao analisarmos o vocábulo “desleal”. Essa palavra é formada pelo prefixo “des-” mais o termo “leal”. Esse prefixo é usado para indicar uma ação contrária.
Etimologia (origem da palavra emburrecer). En)em + burro + cer.
Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").
A derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva.
Veja os 6 tipos com exemplos! Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. ... Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.
→ Derivação prefixal
Ocorre quando um prefixo é unido anteriormente ao radical da palavra primitiva. A derivação prefixal ocasiona sempre alteração no sentido do radical da palavra primitiva.
Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. ... Desse modo, as palavras primitivas “ajuda”, “sabor” e “atual” recebem, respectivamente, os sufixos “-ante”, “-ear” e “-mente”.
DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA. Exemplos: Des confortável. Re fazer.
Afixo é um elemento que se junta a um radical para formação de uma palavra, alterando o sentido básico da palavra. Seu estudo faz parte da chamada Morfologia derivacional.
Os afixos são os morfemas lexicais que se anexam ao radical para mudar-lhe o sentido ou acrescentar-lhe uma idéia secundária ou ainda, para mudar-lhe a classe gramatical. Os afixos do português abordados neste trabalho são: prefixos, sufixos, infixos e circunfixos.
São acrescentados no final de nomes próprios masculinos modernos como, por exemplo: Eiji e Senzo. Sufixo que significa criança e é acrescentado a nomes próprios femininos modernos. Exemplos: Aiko, Haruko, Keiko, Masako, Mitsuko, Naoko, Reiko, Rumiko, Yoko, etc.
O sufixo –mente junta-se, normalmente, à forma feminina de um adjetivo dar origem a um advérbio de modo, como: bondosamente, lindamente, rapidamente,…
Na maioria dos substantivos terminados em -or (forma masculina) acrescentamos -a na sua forma feminina. Porém, alguns substantivos terminados em -or (forma masculina) substituem o sufixo -or por -eira em sua forma feminina.
Pode usar creme Nivea no rosto?
Como tratar lesão no nervo do braço?
Como funciona a passagem de ida e volta?
Como funciona As provas da UFPR?
O que são eclusas e qual sua importância?
Como tirar manchas escuras no pescoço?
Como mudar o formato da legenda Disney Plus?
Como alterar o MTU do roteador Intelbras?
Como colocar Samsung TV Plus em português?
Como mudar o formato de uma apresentação de slides?