Por ser um cristal, a sílica perfura os lisossomos, liberando enzimas digestivas que acabam por destruir a célula. ... Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos.
Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. ... Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula.
Assim, o acúmulo dessas partículas no interior dos lisossomos provoca a perfuração dessas organelas, o que leva ao derramamento de enzimas e, consequentemente, à alteração do funcionamento das células dos pulmões. O Brasil é um dos maiores produtores, exportadores e consumidores de amianto do mundo.
A silicose é uma doença que ocorre quando cristais de sílica são inalados e atingem os pulmões. As células dos alvéolos fagocitam essas partículas, mas não conseguem digeri-las. Os vacúolos digestivos acabam sendo perfurados e a célula morre.
É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.
23 curiosidades que você vai gostar
A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.
A asbestose é a formação de tecido cicatricial generalizada no pulmão causada pela inalação de poeiras de amianto.
Estrutura e tipos de lisossomos
O interior dessa organela possui várias enzimas, cada uma delas é capaz de digerir determinado tipo de substância, por exemplo: proteases (digerem aminoácidos), lipases (digerem lipídios), nucleases (digerem ácidos nucleicos), entre outras.
É muito abundante na natureza, e forma parte da composição do quartzo, a opala e a areia. É empregada pela indústria alimentar como aditivo e recebe o código E-551 e a sua função é agir como antiaglomerante e antiespumante. A sílica não pode ser absorvida pelo corpo humano.
Para que serve o CMC na culinária?
Qual a melhor engine de xadrez?
O que fazer para não engravidar amamentando?
Quais motivos levam um grupo a se deixar influenciar por um líder?
Como se desenvolveram os Tigres Asiáticos?
Quanto tempo deixar estaca no enraizador?
O que o contato entre os indígenas e os europeus gerou?
Como foi criada a luz elétrica?
Como fazer acesso remoto via DDNS?
Como foi o processo de independência na América do Sul?
Quais sintomas da falta de vitamina D no corpo?
Como foi o reinado de Jeroboão segundo?
Para que serve D'pantenol no rosto?
Como foi o surgimento da Sociologia?
O que é logística e como surgiu?
Qual foi o primeiro país a se industrializar no planeta e como foi esse processo?
Para que serve o remédio Ciprixin DEXA?