A nefrolitíase por ácido úrico?

Pergunta de Nelson Tomé Gonçalves Castro em 27-05-2022
(25 votos)

Cálculos de ácido úrico formam-se quando a urina está com excesso de ácido úrico, apresentando pH urinário ácido (entre 5 e 5,4). Geralmente os pacientes apresentam-se com síndrome metabólica e resistência à insulina, e com gota de aparência clínica.

Como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.


O que é nefrolitíase de repetição?

A nefrolitíase constitui uma das doenças urológicas mais comuns. Em países industrializados, até 12% dos homens e 7% das mulheres apresentarão litíase do trato urinário ao longo da vida, com taxas de recorrência de até 50%.

Qual exame para nefrolitíase?

Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.

O que é nefrolitíase renal bilateral?

A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.

Sessão 7: Vit. D, Sínd.metabólica, Nefrolitíase e DRC, Ácido úrico (II Encontro Nefrominas).


21 curiosidades que você vai gostar

O que é litíase renal?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

O que quer dizer Nefrolitiase?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

Quando encaminhar Nefrolitiase?

Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para emergência: litíase renal com obstrução de trato urinário provocando hidronefrose grave, sepse urinária e/ou dor incontrolável com tratamento otimizado na APS.

Quando investigar Nefrolitiase?

A avaliação também está indicada em investigação de nefrolitíase em crianças ou adolescentes. Não há consenso se a avaliação metabólica completa deve ser realizada após o aparecimento do primeiro cálculo.



Outras questões

Como ter notícia de um preso?

Como contar o prazo de vacatio legis?

O que é preciso para fazer um projeto de lei?

Como fazer senjutsu?

Como compensar INSS pago a maior na sefip?

Como construir uma nação?

Como ter uma experiência sobrenatural com Deus?

Como solicitar uma ligação nova?

Como se digita 5?

Qual recurso do Windows é semelhante ao terminal do Linux?

Como comer macarrão do jeito certo?

Como fazer o cartão da Magazine Luiza pela internet?

Como solicitar senha na Sefaz-ba?

Qual é o melhor implante dentário?

Como contar prazo do CPC?

Quanto tempo para pedir reembolso Bradesco Saúde?

Como ter o autodomínio?

Como fazer para receber cesta básica do Bolsa Família?

Como faço para religar a energia elétrica?

Como mexer no Procreate pelo celular?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com