A nefrolitíase por ácido úrico?

Pergunta de Nelson Tomé Gonçalves Castro em 27-05-2022
(25 votos)

Cálculos de ácido úrico formam-se quando a urina está com excesso de ácido úrico, apresentando pH urinário ácido (entre 5 e 5,4). Geralmente os pacientes apresentam-se com síndrome metabólica e resistência à insulina, e com gota de aparência clínica.

Como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.


O que é nefrolitíase de repetição?

A nefrolitíase constitui uma das doenças urológicas mais comuns. Em países industrializados, até 12% dos homens e 7% das mulheres apresentarão litíase do trato urinário ao longo da vida, com taxas de recorrência de até 50%.

Qual exame para nefrolitíase?

Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.

O que é nefrolitíase renal bilateral?

A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.

Sessão 7: Vit. D, Sínd.metabólica, Nefrolitíase e DRC, Ácido úrico (II Encontro Nefrominas).


21 curiosidades que você vai gostar

O que é litíase renal?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

O que quer dizer Nefrolitiase?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

Quando encaminhar Nefrolitiase?

Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para emergência: litíase renal com obstrução de trato urinário provocando hidronefrose grave, sepse urinária e/ou dor incontrolável com tratamento otimizado na APS.

Quando investigar Nefrolitiase?

A avaliação também está indicada em investigação de nefrolitíase em crianças ou adolescentes. Não há consenso se a avaliação metabólica completa deve ser realizada após o aparecimento do primeiro cálculo.



Outras questões

Qual é a função de um organograma de um exemplo?

Pode limpar ouro com vinagre?

Como usar os sinais de pontuação no teclado?

Como limpar as cabeças de impressão da Epson l375?

Como arrumar o Armazenamento do iPhone?

Como higienizar braçadeira?

Como fazer o chá de gengibre para limpar os pulmões?

Como usar saldo bônus Claro?

Como limpar Pistao de carro?

Como fazer para conseguir um emprego rápido?

Como revitalizar cadeira de palha?

Como cancelar o CRMV-PR?

Como habilitar a câmera para ler QR Code?

Como parabenizar uma conquista profissional?

O que precisa para pedir ligação de luz Copel?

Onde pagar nota promissória?

Como pedir reembolso de taxa do Detran MG?

Como parabenizar aluno?

Como parar de se sentir insuficiente?

Como pedir reembolso na Play Store Free Fire?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com