- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
NÃO há VÍRGULA DEPOIS das conjunções ADVERSATIVAS (MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE, etc.) nem das CONCLUSIVAS (PORTANTO, LOGO, POR ISSO, POR CONSEGUINTE, etc.), se elas estiverem ocupando o lugar natural delas, que é entre as orações, ligando-as, MESMO QUE DEPOIS DE PONTO-FINAL.
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
A palavra “que” pode ser um pronome (interrogativo ou relativo), um advérbio, uma preposição, uma conjunção (coordenativa ou subordinativa) ou uma partícula de realce ou expletiva. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente.
A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. ... Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas.
44 curiosidades que você vai gostar
Como usar a vírgula corretamente nos seus textosUse vírgula nas enumerações. ... Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ... Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ... Use vírgula para separar o aposto. ... Para separar o vocativo.
O que é Portanto:
Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.
Se estiver usando “portanto” no meio de uma frase para separar dois trechos independentes, precisará usar ponto e vírgula. Em outras palavras, se cada parte da sentença for autossuficiente em significado, coloque um ponto e vírgula no final da primeira parte, siga com “portanto”, vírgula e a segunda parte.
Logo; por consequência ; por isso; em vista disso.
4. Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
1. Logo logo. O mesmo que dizer que algo já será feito, que alguma coisa está prestes a ocorrer. Logo logo é hora do almoço.
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” ... Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”. No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”).
É correto iniciar uma frase de um parágrafo com a palavra portanto? ... Estas conjunções coordenativas, tal como algumas outras, podem iniciar frases, retomando assim o que foi expresso no enunciado anterior (ex.: Ela esperava.
«Logo se propagou por todo o reino a proclamação.» A frase que apresenta é uma frase simples, uma vez que contém apenas um domínio oracional. Assim, a palavra logo não é classificada como conjunção, mas, sim, como advérbio (de tempo). A palavra logo seria uma conjunção numa frase complexa como «Penso, logo existo».
Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.
Veja este exemplo: “Maurício ficou famoso e, tendo muito dinheiro, fez muitos amigos”. Temos um novo termo intercalado que, se fosse retirado, não perderia sentido na oração como um todo. Dessa forma, a vírgula pode ser utilizada depois do “e”. “Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”.
Veja os casos em que a vírgula antes do e é aceita: Quando o e conecta duas orações com sujeitos diferentes (os destaques mostram os sujeitos das orações): A guerra mata os filhos[,] e as mães choram desesperadamente. A mudança se exprime através de tensões graves[,] e destruições de toda ordem a acompanham.
"Logo, logo": com a maior urgência; imediatamente; já, já. "Para logo": sem demora, de pronto.
Sinônimo de logo agora, imediatamente, já, prontamente, depressa, sem demora, neste instante, neste momento, com presteza. ... daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo.
Como se trata de uma gíria, uma locução informal utilizada por jovens, está valendo. “Logo menos” deve passar bem longe das redações de vestibular, mas não deixa de ter seu lado lúdico e espirituoso.
Conjunções conclusivas – são palavras que representam consequência ou como o nome já sugere, conclusão: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.
Quem tem direito a passe livre em ônibus?
Por que devemos usar com responsabilidade os recursos naturais?
O que é Recuo na construção civil?
Pode usar tornozeleira no regime aberto?
O que é uma ferida colonizada?
Em que escola Charles Darwin estudou?
O que é reverberação exemplos?
O que fazer para descobrir se e homozigoto ou heterozigoto?
O que significa revogação do benefício?
Onde estão as causas de aumento de pena?
Quem tem problema no rim pode comer abacaxi?
Quando entra em vigor a lei de 40 pontos na CNH?
O que é uma equação linear de um exemplo e explique o?
Por que os peixes são considerados animais de sangue frio?
Quais são as Ciências Humanas e sociais?
Quais são os mecanismos de integração do direito do Trabalho?