Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).
O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.
A escrita é muito importante para a humanidade porque possibilita o registro de informações relevantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações. Ela possibilita que a história seja registrada e seja conhecida além do espaço geográfico e do tempo de sua ocorrência.
Todo o desenrolar da história da escrita foi um passo importante para a humanidade, não somente por ser um recurso que comprova os registros históricos, mas também por representar uma outra forma de ler e interpretar o mundo.
A comunicação escrita é fundamental no ambiente corporativo, pois permite o registro de informações em relatórios, regulamentos, comunicados, entre outros. Contudo, para que esses documentos sejam verdadeiramente eficazes e promovam o entendimento, é necessário atentar-se para a qualidade das mensagens.
34 curiosidades que você vai gostar
A comunicação faz parte dos seres humanos desde antes da formação da sociedade e até os dias de hoje garante com que consigamos transmitir nossas ideias e pensamentos, além de resolver nossos conflitos e ajudar na construção de uma carreira profissional de sucesso.
O exercício da leitura e da escrita melhora a redação, a interpretação de texto e as noções de ritmo e pontuação. Ainda, enriquece o vocabulário, amplia as capacidades cognitivas, permite a compreensão de ideias e possibilita organizar as linhas de pensamento.
Na comunicação escrita é representado por um escritor de livros, revistas, artigos científicos ou até mesmo por alguém se comunicando por mensagens. Já o segundo é a mensagem, que é basicamente qualquer coisa que o emissor queira comunicar. Podem ser textos, mensagens curtas e longas ou matéria em uma revista.
A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. No livro Fontes Históricas (também da Editora Contexto), estão descritos os tipos de documentos mais comuns. Em O historiador e suas fontes, o repertório aumenta e se completa.
Quem tinha direito a votar no Brasil em 1824?
Como marcar mais de um lugar no Google Maps?
Como se livrar de cobranças por telefone?
Qual a cor de esmalte mais usada em 2022?
Quais foram alguns dos procedimentos estabelecidos por Freud no método psicanalítico?
Quem tem glicose alta pode comer pinhão?
Pode colocar forma de alumínio dentro da airfryer?
O que precisa para tirar carteira de trabalho DF?
O que deve conter a ata notarial?
Como puxar assuntos aleatórios?
Quais são os serviços de proteção social básica?
Qual a falange de Preto Velho?
Quais são os principais ossos da coluna vertebral?
Como prospectar clientes pela Internet grátis?