Hildegard E. Peplau (Reading, Pensilvânia, 1 de setembro de 1909 — 17 de março de 1999) foi a primeira teorista de enfermagem publicada após Florence Nightingale que criou a teoria da enfermagem de médio alcance das relações interpessoais, o que ajudou a revolucionar o trabalho acadêmico das enfermeiras.
A teorista visualizou o fenômeno de enfermagem como um processo interpessoal cujo foco principal está centralizado na enfermeira e no paciente e, em sua teoria, pretende identificar conceitos e princípios que dêem suporte às relações interpessoais que se processam na prática da enfermagem de modo que as situações de ...
Hildegard Elizabeth Peplau nasceu em 1º de setembro de 1909, em Reading, na Pensilvânia e veio a falecer em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia, após uma trajetória profissional que influenciou a enfermagem a ponto de ela ser considerada a "enfermeira do século" e "mãe da ...
RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar o processo de comunicação terapêutica desenvolvida por enfermeiros numa unidade de internação com base na teoria de Peplau. ... Os resultados revelam que, desde a admissão até a alta do paciente, há comunicação e interação, sendo desenvolvido um relacionamento interpessoal.
A comunicação enfermeiro-paciente é denominada comunicação terapêutica, porque tem a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, ao criar oportunidades de aprendizagem e despertar nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles ...
34 curiosidades que você vai gostar
As relações interpessoais têm grande importância dentro do contexto do trabalho da enfermagem, pois o grupo necessita agir com respeito às diferenças, a fim de desenvolver um trabalho em equipe satisfatório3.
Além dos aspectos políticos, sociais e econômicos, os aspectos emocionais e psicológicos também influenciam na convivência. Pode-se dizer que as relações interpessoais são importantes para entender o cuidado nas práticas em saúde, uma vez que são inerentes a estas e assim ajudar a solucionar possíveis conflitos.
Entre as técnicas de comunicação empregadas pelos enfermeiros encontramos: usar terapeuticamente o silêncio, ouvir reflexivamente, verbalizar a aceitação, uso terapêutico do humor.
As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.
2.2 O processo da comunicaçãoEmissor: o gerador da mensagem.Mensagem: a informação transmitida do emissor para o receptor .Receptor: aquele que recebe a mensagem, cujo comportamento é influenciado por ela.Retorno: a resposta do receptor para o emissor.Contexto: o local onde a comunicação ocorre.
Hildegard E. Peplau (Reading, Pensilvânia, 1 de setembro de 1909 — 17 de março de 1999) foi a primeira teorista de enfermagem publicada após Florence Nightingale que criou a teoria da enfermagem de médio alcance das relações interpessoais, o que ajudou a revolucionar o trabalho acadêmico das enfermeiras.
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. ... Tudo isso, então, objetiva obter um resultado mais conciso e confiável e um tratamento que proporcione mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
O relacionamento terapêutico constitui-se em uma tecnologia de cuidado de enfermagem que permite o entendimento das experiências de vida do paciente, o estímulo à sua participação na tomada das decisões terapêuticas e o reconhecimento de paciente e enfermeiro enquanto seres humanos dotados de saberes próprios, ...
as teorias fundamentais. Embasar o cuidado numa teoria qualifica o processo de trabalho do enfermeiro (P7). O conhecimento das teorias oferece suporte para a enfermagem, dando maior visão à prática, pautando o cuidado em princípios científicos, conduzindo a um processo organizado de cuidado (P9).
O psicólogo definiu esses níveis como: necessidades fisiológicas, segurança, amor, estima e autorrealização.
A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados. A comunicação não verbal se apresenta de várias formas, como: Expressões faciais.
A comunicação terapêutica é um instrumento básico do cuidado em enfermagem. Ela está presente em todas as ações realizadas com o paciente, seja para orientar, informar, apoiar, confortar ou atender suas necessidades básicas.
A comunicação faz parte da base para o desenvolvimento do processo cuidativo, o que reforça a relação enfermeiro – paciente. Para Rodrigues (1990), "Não basta ao enfermeiro ter pretensão ou boa vontade de comunicar-se com os pacientes, com sua equipe de trabalho, com outros profissionais.
Concluiu-se que os enfermeiros identificam a utilização de estratégias de interação, muitas sugeridas pela literatura, como chamar o paciente pelo nome, comunicar os procedimentos, evitar comentários próximos ao leito, reduzir ruídos, estimular os familiares a interagir, acalmar o paciente pela conversa e toque.
As medidas terapêuticas adotadas tinham por objetivo a eliminação do material radioativo do organismo do paciente, bem como a promoção de sua saúde, ou seja, minimizar os efeitos da radiação e evitar conseqüências ainda mais graves.
A comunicação verbal pode ser oral ou escrita. Em ambas, a clareza das informações deve estar presente. A comunicação verbal escrita está no dia a dia da Enfermagem, através de registros das ações em prontuário, além de outros sistemas de informações em saúde.
A Inteligência Intrapessoal é uma importante capacidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com ela, você conseguirá adquirir a habilidade de trabalhar suas limitações, potencializar suas características positivas e enxergar melhor as oportunidades que aparecem na sua vida.
“As relações interpessoais se estabelecem a partir de um processo de interação entre os membros de uma mesma equipe, criando-se vínculos profissionais, uma condição relacional entre trabalhadores, a fim de executarem uma ação coletiva, e alcançarem um objetivo em comum”.
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho interfere nos resultados da organização e na satisfação do trabalhador. O bom relacionamento dentro da organização propicia maior motivação e consequentemente maior produtividade.
Como calcular imposto sobre aluguel recebido?
Quem define a política ambiental da organização?
O que é código 1734 da Receita Federal?
Como pagar IPVA com autuação MG?
Como padronizar o tamanho dos Salgados?
Como separar uma briga de um pitbull?
Como ouvir o som do microfone no PC?
Como parcelar o IPVA 2021 Bahia?
Como separar um casal só com água?
Como pagar uma guia GPS atrasada?
É possível pagar o IPVA no cartão de crédito?