O Brasil já possui dois satélites em órbita: CBERS-4 e o CBERS-4A. Ambos foram desenvolvidos em conjunto com a China, mas agora, com a experiência bem-sucedida do Amazônia-1, é provável que a independência esteja mais próxima.
Os satélites da série SCD – Satélite de Coleta de Dados, SCD-1 (lançado em 1993), SCD-2A (1998) e SCD-2 (1997) e os satélites da série CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, CBERS-1 (lançado em 1999), CBERS-2 (2003), CBERS-2B (2007), CBERS-3 (a ser lançado em 2012) e CBERS-4 (a ser lançado em 2014).
O Brasil tem hoje nove satélites artificiais ativos, todos feitos ou operados em parceria com outros países. Ter tecnologia espacial própria significa maior autonomia, segurança e desenvolvimento econômico. Existem hoje cerca de 20.232 objetos lançados pela humanidade no espaço.
Top 5 - Principais satélites brasileirosSCD-1. Maquete eletrônica do primeiro satélite brasileiroFoto: INPE. ... SCD-2. Segundo Satélite de Coleta de DadosFoto: INPE. ... CBERS-1. CBERS-1 marcou o inicio da parceria China-BrasilFoto: INPE. ... CBERS-2. Testes de vibração do CBERS-2Foto: INPE. ... CBERS-2B.
Amazonia-1, o 1º satélite 100% brasileiro, é lançado com sucesso de base indiana. O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi colocado em órbita na madrugada deste domingo (28).
29 curiosidades que você vai gostar
O Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Em 28 de janeiro de 2021, foi lançado da base de Sriharikota Range (SHAR), na Índia, na missão PSLV-C51, junto com a agência espacial do país, a Indian Space Research Organisation (ISRO).
Os Estados Unidos, a China e a Rússia lideram a lista de países com mais satélites operacionais em órbita. Ao todo, e com a inclusão do Japão e do Reino Unido, o grupo de países é responsável por operar 76% de todos os satélites.
Existem mais de vinte mil objetos maiores que dez centímetros orbitando o planeta, seiscentos mil maiores que um centímetro e incríveis trezentos milhões maiores que um milímetro. A colisão desses objetos com naves espaciais e satélites pode causar danos irreparáveis e comprometer a segurança dos sistemas de controle.
Segundo a empresa, serão necessários mais 24 lançamentos para cobrir o restante das áreas povoadas do mundo. Cerca de 2.100 satélites ativos orbitam a Terra hoje, de cerca de 23.000 objetos em órbita que foram catalogados (satélites inativos, estágios de foguetes, detritos espaciais, entre outros).
Como jogar de 2 no Super Smash Bros Ultimate?
Como se inicia a existência de pessoas jurídicas de direito privado?
Como jogar Super Mario World no Switch?
Como saber se ela só quer amizade pelo Whatsapp?
Quem criou o conceito de Constituição?
O que acontece se eu fizer um depósito com envelope vazio?
Como nasce uma grande amizade?
Quem combina com franja curta?