Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia. QUAL A LÂMINA DE ÁGUA QUE DEVE SER APLICADA E EM QUE INTERVALO DE TEMPO? 10 a 12mm a cada dois dias ou 15 a 18mm a cada três dias.
No método tradicional de aspersão são gastos entre 7,5 litros e 8 litros para que a planta absorva os cinco necessários. De acordo com Sanches, quando se usa o gotejamento, a irrigação no sistema radicular consegue atender a necessidade da planta com apenas 5,3 litros, uma economia de 33%õ.
Geralmente, a pressão de funcionamento do sistema de gotejamento varia de 5 a 15 mca e a vazão de 2 a 20 litros por hora.
Lembrando que o milho é um grande consumidor de água, necessitando de 5 mm por dia, em média. Considerando um ciclo de 120 dias, seriam necessários 600 mm de água durante todo o ciclo para que a cultura expresse seu potencial.
Sabendo que cada fita gotejadora corresponde a 100 m, teremos em torno de 333,3 gotejadores com vazão de 0,533 m³/h por linha, portanto basta multiplicarmos pela quantidade de linhas que é 62 e teremos a vazão total da área irrigada, representando 33, 03 m³/h.
39 curiosidades que você vai gostar
O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10% a 20% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.
? Exemplo de aplicação do cálculo de TI:Vazão do emissor (microaspersor) = 75 L/h.Espaçamento entre emissores (não entre plantas) = 6,0 m x 5,0 m = 30,0 m2.Intensidade de aplicação = 75L/h + 30,0m2 = 2,5 mm/h.ETc acumulada (ETca) = 16,7 mm + 20% = 20,0 mm.Tempo de irrigação (TI) = 20,0mm + 2,5mm/h = 8,0 horas.
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
Devido ao fato do milho necessitar de uma precipitação média de 400 a 600 mm de água durante o ciclo, o déficit hídrico ou o excesso de chuva em determinadas fases do desenvolvimento podem comprometer a produtividade final.
No caso do milho, esse período coincide com o florescimento e enchimento de grãos. A quantidade de água usada pela cultura, por unidade de tempo, nesse período, é chamada demanda de pico (ponto máximo de requerimento de água que as plantas apresentam).
A maioria dos sistemas de irrigação por gotejamento trabalham na faixa de pressão de 0,5 kgf/cm2 a 2 kgf/cm2 com vazões variando de 0,5 L.h-1 a 5 L.h-1. Como regra geral, o espaçamento entre gotejadores mais usados são 0,20 m a 0,30 m para solos de textura grossa e 0,50 m a 1 m para solos de textura média e fina.
Na prática, as vazões dos gotejadores utilizados variam de 2 a 50 L h-1. As características dos emissores geralmente são fixas e a variação de vazão é determinada apenas pela variação de pressão.
Cada pé consome 50 litros de água.
Em projetos de irrigação de pastagem a vazão necessária pode variar de 1.400 a 4.200 litros por hora por hectare irrigado.
Para isso basta dividir a capacidade máxima do tanque (L) pela taxa de aplicação (L/ha). Exemplo: Um tanque de 1500 litros, com taxa de 115 L/ha resulta em uma capacidade de 13 hectares por tanque. Supondo que a recomendação da aplicação é de 3 litros por hectare de glifosato.
O investimento pode variar entre R$ 8 mil e R$ 16 mil por hectare, sendo que o valor vai depender da distância entre a lavoura e o ponto de água, a condição climática e a topografia da região.
Caso a chuva não venha dentro de 5 a 10 dias, a emergência será severamente afetada.
O milho é uma cultura muito exigente em água. Entretanto, pode ser cultivado em regiões onde as precipitações vão desde 250 mm até 5000 mm anuais, sendo que a quantidade de água consumida pela planta, durante seu ciclo, está em torno de 600 mm.
Normais: ciclo de 130 a 140 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.
O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele, por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade.
Aspersão é o melhor sistema de irrigação para uma lavoura de milho de 10 hectares.
O valor da AFDC pode ser calculado pela expressão: AFDC = ADC . FAD (2) em que: AFDC – água facilmente disponível (mm); ADC – água disponível para a cultura (mm); FAD – fração de água disponível no solo (adimensional).
Divide-se a vazão dos aspersores, microaspersores ou gotejadores pela distância entre eles. Se os gotejadores, por exemplo, têm vazão de 4 L/h e apresentam espaçamento de 0,5 m na linha e de 4 m entre linhas (0,5 m x 4 m = 2 m²), a intensidade de aplicação será igual a 2 mm/h (4 L/h ÷ 2 m² = 2 mm/h).
Quilograma força por centímetro quadrado
Significa que temos uma força equivalente a um peso de 1 Kg por 1 cm². E como você pode notar pela imagem acima, a mesma distância de 10 metros gera 1 kgf/cm² de pressão. Então 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.
Como surpreender o marido no dia do aniversário?
Quando o YouTube ficou famoso?
Quanto tempo demora para crescer um pé de feijão?
Como plantar Nespera a partir do caroço?
Como fazer para plantar uma planta no vaso?
Como plantar as mudas de batata doce?
Como cuidar da planta agave Dragão?
Como enraizar suculenta decapitada?
Como diagnosticar a disortografia?
Como os professores podem trabalhar os Direitos Humanos na escola?
Como trabalhar a amizade no ensino fundamental?
Para que serve o diagrama de lótus?
Como trabalhar descritores em sala de aula?
Como explicar o ar para educação infantil?
Como trabalhar o dia dos pais de acordo com a Bncc?
Quando considerar dislipidemia?