A retina é a camada mais interna do olho e é composta por 10 camadas celulares.
Defeitos na visão humana decorrem de anomalias no olho, que podem resultar em dificuldades para enxergar. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo são exemplos. Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão.
A luz é definida como a “radiação que estimula a retina do olho e torna possível a visão”. A estimulação do olho é trasmitida ao cérebro, e é aqui que o conceito de “cor” ocorre pela primeira vez como sendo a resposta do cérebro à informação recebida do olho.
A retina é a parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens dos objetos visualizados. Ela originou-se da evaginação do diencéfalo que, à medida que evolui, aprofunda-se no centro, formando uma estrutura de paredes duplas, o denominado cálice óptico.
CAMADAS DA RETINA - EPR - cones e bastonetes - limitante externa - nuclear externa - plexiforme externa - nuclear interna - plexiforme interna - células ganglionares - fibras ópticas - limitante interna . CAMADA DOS FOTORECEPTORES São os 1º neurónios da via óptica .
Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho. A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.
A convergência correta do cristalino faz com que a imagem de um objeto, formada na retina, fique nítida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessária, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer.
Na identificação da retina, é registrado o desenho dos vasos sanguíneos dentro do olho. O indivíduo deve ficar imóvel e olhar, levemente arregalado, para a câmera da máquina de biometria, que emite, por cerca de cinco segundos, uma luz branca pulsada de baixa intensidade
A retina possui um importante papel na visão. É uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos.
A princípio e de forma bem simplificada, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico, pois é constituído por uma lente biconvexa (o cristalino ), que fica situada na região anterior ao globo ocular. No fundo do globo ocular, está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens. As sensações luminosas, após serem ...
O diagnóstico é feito por exames de fundo de olho ou de ultrassonografia. Em pacientes com ruptura da retina, utiliza-se a crioterapia ou a fotocoagulação a laser para evitar seu descolamento. Quando o descolamento já ocorreu, o tratamento deve ser feito imediatamente.
Qual a atriz mais alta de Hollywood?
Como Neville Chamberlain morreu?
Como calcular o valor da coleta?
Quando posso aproveitar crédito de IPI?
Quais são os elementos pré textuais de acordo com a NBR 14724?
Qual a diferença do exame de toxoplasmose IgG e IgM?
O que fazer com uma ferida aberta?
Qual a influência das empresas transnacionais na economia mundial?
Como é a primeira consulta com uma nutricionista?
É verdade que as células do corpo humano são renovadas a cada 7 anos?
Qual é o princípio de moralidade kantiana?
Como é possível secar uma roupa no varal em tempo frio?
Como saber se tenho trauma de abandono?
Quais são os volumes e capacidades pulmonares?