Ou seja, geografia representa o estudo científico da superfície terrestre. No século IV a.C., os gregos já utilizavam seus conhecimentos para observar o planeta como um todo. E foi por meio de estudos filosóficos e observações astronômicas que Aristóteles conceituou a Terra como uma esfera.
Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. ... Na contemporaneidade aparecem diversas “Correntes Geográficas” e o espaço geográfico torna-se o objeto de estudo da Geografia.
O momento histórico vivido na Europa proporcionou uma situação favorável para o estudo científico geográfico, formando então, na Alemanha, a Escola Geográfica Alemã, denominada também de Escola Determinista. Os “geógrafos” da referida escola eram: Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.
A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas. Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.
43 curiosidades que você vai gostar
A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.
A Geografia oferece uma enorme possibilidade de integração. Um dos principais aspectos que permitem o desenvolvimento de um intercâmbio entre a Geografia e as outras disciplinas é o fato de a mesma ter como objeto de estudo o espaço geográfico, construído ou natural.
A Reforma imprime uma nova orientação à Geografia na Alemanha luterana, pois enquanto para o geógrafo católico o objetivo básico da geografia seria “desenvolver a imagem do mundo criado por Deus”, para o geógrafo luterano a preocupação central reside na demonstração de “como funciona o mundo criado por Deus”1.
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
Foi somente no século XIX que a geografia passou a ser considerada como uma ciência autônoma, com todas as suas particularidades, se separando de outras disciplinas tais como a geologia, e economia e a astronomia que se achavam integrados com ela e, a partir desse momento também ganharam suas autonomias.
Os primeiros registros de conhecimentos geográficos são encontrados em relatos de viajantes no século V a.C. Um conhecido exemplo de viajante daquela época foi o grego Heródoto, o pai da história. O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado.
A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.
A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).
O pai da Geografia moderna é o alemão Alexander von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.
Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. Além do mais, também é campo de estudo da Geografia toda a dinâmica superficial da Terra.
Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.
Era necessário haver possibilidade de representação dos fenômenos observados, e da localização dos territórios. A representação gráfica, de modo padronizado e preciso, era requisito da reflexão geográfica, era também uma necessidade posta pela expansão do comércio.
Os dois primeiros a tratarem a Geografia como ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica, foram Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel.
O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.
A geografia de Ritter, a Erdkunde, estava voltada para a relação existente entre a parte e o todo, ou seja, entre os fenômenos que ocorrem regionalmente e a lógica universal que rege a totalidade da superfície da Terra.
A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).
A geografia, a sociologia, a economia, são interpretações complementares da realidade humana” (SANTOS, 1978, p. 102). Trabalhamos aqui com a noção de interdisciplinaridade como interação dos diversos conteúdos das disciplinas visando a um conhecimento integrado.
Ciências auxiliares da Geografia:Geologia: estuda os minerais.Geomorfologia: estuda as formas do relevo.Hidrologia e oceanografia estuda os rios as águas subterrâneas, os lagos e os oceanos.Climatologia: estuda os climas.
A geografia pode ser dividida em dois ramos: geografia física e geografia humana. Os geógrafos físicos observam, medem e descrevem a superfície da Terra. Eles estudam, por exemplo, como o relevo terrestre se desenvolve e se modifica.
Inicialmente conhecida como História Natural ou Filosofia Natural, a Geografia, além de explorar a área territorial do planeta, também estuda a relação dos habitantes com ele. Nesse sentido, ela busca descrever e analisar fenômenos físicos, biológicos e humanos que ocorrem no globo terrestre.
Como foi o processo de formação da África do Sul?
O que era colônia e metrópole?
Como esconder barra do navegador?
Qual é o WhatsApp da Caixa tem?
Como calcular a variação de deslocamento?
O que significa quando a vela queima devagar?
Como saber se o amortecedor da moto está estourado?
Como saber se o UNIQ One é falso?
Como saber se meu notebook roda fortnite?
Como saber se meu Samoieda é puro?
O que faz um arquivo ser corrompido?
O que significa alcance no Instagram?
Qual aditivo para radiador é bom?