– HB. Muito usado na escrita, o lápis HB mistura a dureza do tipo H com o escuro do tipo B. É bem utilizado no desenho técnico.
Os mais duros (família “H”, que vem de “Hardness”) fazem linhas finas e tem uma tonalidade de cinza mais pálida. São excelentes para esboços com traços leves, linhas de construção, ou desenhos técnicos. Já os grafites mais macios (família “B”, de “Blackness”), linhas grossas e tonalidades escuras.
As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm.
O grafite 0.3 mm é o mais fino e é perfeito para dar precisão a áreas pequenas. Os grafites 0.5 mm e 0.7 mm são os mais comuns, e o 0.9 é um grafite mais espesso, perfeito para sombreados. A lapiseira é um produto versátil, que pode ser usado desde a infância até em vários ramos de atividade profissional.
Os mais macios são usados para desenhos mais artísticos, e os intermediários servem até para a escrita (como o 2B, por exemplo). Nos desenhos artísticos, como os retratos, normalmente utiliza-se lápis H ou HB para os primeiros traços, o 2B para dar definição ao desenho e o 6B para o acabamento.
35 curiosidades que você vai gostar
A nomeclatura vai de 9H a 9B, passando pelos tipos F e HB, o que varia de acordo com textura e espessura. Isso influencia muito nos efeitos do desenho. Os lápis tipo H são mais finos e têm o grafite mais duro. Já os tipo B são macios, com o grafite mais grosso e suave.
- HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita. De um modo geral, utilize os lápis mais duros para obter traçados claros e mais suaves para obter sombras e preencher áreas mais escuras.
HB | Balanceado entre o B e o H. Além das letras, os grafites também são separados por números, que formam uma escala do mais rígido para o mais macio. Quanto maior o número, mais marcante é a característica representada pela letra. Por exemplo: O lápis 6B é mais macio e mais escuro que o 2B.
O lápis B tem mais grafite puro. O que o torna mais preto e macio. ... Misturando as diferentes graduações de lápis B em um mesmo desenho podemos obter um resultado melhor. O lápis B por ser macio e mais escuro é ideal para desenhos artísticos, possibilitando movimentos rápidos e fluidos.
A mina grafite até 0.5 mm é recomendada para os traços finos e para a escrita leve. A mina grafite de 0.7 mm é aconselhada para a escrita um pouco mais forte. Já a mina grafite de 0,9 mm é perfeita para os traços grossos e mais resistentes. Já as outras mais grossas são recomendadas para o uso artístico em geral.
As lapiseiras mais utilizadas são as com mina de grafite 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9 mm. Os grafites 0.3 e 0.5 fazem traços mais finos e proporcionam uma escrita leve e sem borrões, além de serem ótimas para fins artísticos, porém, são mais frágeis. Por isso, são indicadas para quem tem um toque mais sutil.
Os tipos mais comuns de graduações de espessura de grafite e suas respectivas lapiseiras são 0.5mm, 0.7mm, 0.9mm e 2.0mm (grafite da grossura a do lápis). O 0.5mm é excelente para dar um acabamento ao rascunho, trabalhando com mais precisão.
O kit serve tanto para escrita quanto para desenhos técnicos e o consumidor não precisa se preocupar em escolher e comprar recarga separadamente.
O bacana é que você tenha, pelo menos, um HB ou B (para os esboços), um 2B ou 3B para o traçado definitivo, e um 5B ou 6B para trabalhar a gradação dos tons. Lembrando que, quanto maior a gradação do lápis, mais poroso e macio ele será.
Os lápis grafite de tipo 4B podem ser utilizados para desenhar cabelos, os de 6B se dão bem na composição de sombras e os mais pigmentados e macios, como os tipos 8B e 9B, são muitos utilizados para fazer contorno de desenhos e preenchimento de áreas escuras.
São ótimas para fazer traços finos e precisos tais como prédios, casas, cabelos e pelos; pois possuem diversificados tamanhos de espessura de grafite. No entanto existem também as chamadas porta-minas que pode ser até mais grossas do que um lápis comum. 3B até 9B – usada para trabalhos de grande formato.
B (brand/black): grafite mais macio e preto. HB (hard/brand): grafite com características de B e H, ou seja, média dureza. F (fine): grafite com ponta mais fina.
Por exemplo, o lápis 9H é o mais duro, e consequentemente, o que tem o traço mais fraco. Já o lápis 9B é o mais macio e tem o traçado mais forte.
Os tipos de grafite
O grafite costuma ser dividido em dois grupos: spray art, promovida com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas ou palavras simples e breves; stencil art, feita a partir de um cartão com formas recortadas que são colocadas no local desejado e recebem o spray de tinta.
Basicamente, a letra “B” é a inicial da palavra inglesa Black (preto) e o número que o acompanha mostra a intensidade da maciez do grafite, ou seja, quanto maior o número, mais grafite será liberado, intensificando a tonalidade de cinza e aproximando-a da cor preta.
Veja os tipos de grafite e o que cada um deles representa.Tag. É a assinatura do "writer" ou grafiteiro. ... Crew. Grupo de grafiteiros que se juntam para realizar trabalhos grandes.Stencil. O stencil é o grafite feito através de um molde. ... 3D. O nome diz muita coisa também. ... Wild Style. ... Personagem ou Boneco. ... Thrown Up. ... Bombing.
Conheça os tipos de grafites
As graduações padrão disponíveis incluem os seguintes tipos: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número H (referência à palavra inglesa HARD/duro), mais claro e mais duro é o traço.
H ou 2H – utilizar em desenho técnico; 3H a 5H – utilizar em gráficos e desenho detalhado; HB ou F – utilizar para escrita; 6H a 9H – utilizar em litografia, xilografia ou outros fins específicos.
O lápis grafite Aquarelle é ideal para esboços preliminares de desenhos em aquarela e para técnicas completas de aquarela em grafite. Possui um cabo extra de 3,3 mm, resistente à ruptura, e está disponível nas cinco graduações: HB, 2B, 4B, 6B e 8B.
Lápis de grafite
Conforme maior ou menor quantidade de argila, as minas podem ser mais "duras" ou mais "macias". Os lápis apresentam-se com diferentes graus de dureza numerados do 9H ao 7B. Por H entende-se "hard" - uma mina dura. Por B entende-se "brand" ou "black" - uma mina macia ou preta.
Como mudar o fundo do slide no Google apresentações pelo celular?
Quantas sessões de psicoterapia o plano de saúde cobre?
É normal menstruar aos dez anos de idade?
Qual a diferença de cevada e trigo?
Como chamamos o processo pela qual a sociedade molda o indivíduo e o indivíduo molda a sociedade?
O que aconteceu com o rosto de Meritre?
O que é garantia legal garantia contratual e garantia estendida?
Como comprovar renda de um trabalhador informal?
O que é folclore e suas manifestações?
Como consultar chassi pela placa grátis?
Como tirar uma cor escura da parede?
Quanto tempo alface pode ficar fora da geladeira?
Qual é o conceito de dislexia?
Quais ferramentas utilizamos para um atendimento humanizado?