Esta associação micorrízica, ou micorriza, tornou-se um tema de pesquisa de interesse desde que foi constatada a sua capacidade de proporcionar um aumento da absorção de nutrientes do solo pelas plantas, principalmente do fósforo.
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), considerados de ocorrência generalizada nos solos e na maioria das plantas vasculares, beneficiam o crescimento das plantas por absorver nutrientes do solo, aumentando a resistência das mesmas, nos períodos de seca, e das mudas, na ocasião do transplante (Jeffries, 1987 apud ...
Os sistemas de produção de inoculantes micorrízicos arbusculares consistem na utilização de uma planta hospedeira que permite o estabelecimento e reprodução dos fungos nas raízes como na rizosfera. Na produção de inoculantes micorrízicos, utiliza-se normalmente gramíneas (braquiária, sorgo, painço, etc.)
As micorrizas são associações mutualísticas entre alguns fungos e as raízes de alguns vegetais que trazem muitos benefícios para ambos. Algumas espécies de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, e as micorrizas são uma dessas associações.
Micorrizas são as associações entre as raízes de plantas e fungos, onde os dois organismos são beneficiados. ... Com isso, elas têm maior eficiência de absorção de nutrientes e exploram um volume de solo maior do que as raízes seriam capazes.
Isso ocorre devido ao aumento da zona de absorção das raízes, mediante o desenvolvimento das hifas (CHAGAS JUNIOR et al., 2010).
Nutrição
Os dois tipos de micorrizas mais comuns são ecto e endomicorrizas. As ectomicorrizas se desenvolvem mais na parte externa da raiz da planta hospedeira, enquanto que as endomicorrizas se formam mais no interior das raízes.
Micorrizas
Uma micorriza arbuscular é um tipo de micorriza em que o fungo penetra as células corticais das raízes de uma planta vascular. ... Um fungo de micorriza arbuscular ajuda as plantas a absorver nutrientes como o fósforo e micronutrientes do solo.
Cerca de 90% das plantas terrestres têm uma relação simbiótica com fungos, que é batizada de micorriza. Com a simbiose, as plantas recebem carboidratos, fósforo e nitrogênio dos fungos, que também as ajudam a extrair água do solo. Esse processo é importante no desenvolvimento das plantas.
Parece uma descrição da internet, mas estamos falando de fungos. Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a "conectar" diferentes plantas no mesmo solo.
Suzanne Simard, da Universidade de British Columbia, no Canadá, mostrou que havia uma transferência de carbono por micélio entre o abeto de Douglas (uma árvore conífera) e uma bétula. Desde então, também ficou provado que algumas plantas trocam fósforo e nitrogênio da mesma forma.
O principal sintoma das plantas é o amolecimento e podridão do caule e até dos brotos. Essa infecção pode ser muito preocupante no período de floração quando os fungos podem atacar a ponta das flores, hastes e folhas que vão adquirir um aspecto amarelado.
Como ganhar dinheiro com caminhão truck?
Quais os agentes de risco deverão ser informados no evento S-2240 do eSocial?
O que significa a palavra tendo?
É possível o teste de farmácia dar errado?
Como o carbono pode ser classificado?
Qual a função do umbigo no corpo humano adulto?
Quais acontecimentos em Portugal impulsionaram a independência do Brasil?
O que é ética na vida cotidiana?
Quais são os tipos de parágrafos?
Sou aposentada meu marido morreu tenho direito a aposentadoria dele?
Quais são as características dos dentes dos carnívoros?
Tem altura mínima para Aeronáutica?
Quais as marcas da toxina botulínica?
O que dizer depois de um elogio?
O que é um Acordo de nível se serviço?
Quanto de coenzima Q10 por dia?