A fisiopatologia das pneumonias se resumem basicamente na infecção pulmonar após um agente infeccioso ter vencido as barreiras de defesa do hospedeiro, são elas: a filtração aerodinâmica, mucosa e epitélio da naso e orofaringe, depuração mucociliar, tosse, componentes celulares e funcionais do ambiente alveolar, ...
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
O fisioterapeuta atua com padrões e manobras desobstrutivas para estimular a mobilização das secreções das vias aéreas distais para as proximais e com técnicas de estimulação de tosse, para expectoração.
Estima-se que ocorra, aproximadamente, em16 a 23 casos, por 1 000 pessoas, por ano. O Streptococcus pneumoniae é a causa bacteriana mais comummente identificada em todo o mundo, mas outras bactérias e vírus são igualmente causas comuns de PAC.
23 curiosidades que você vai gostar
A apresentação clínica da pneumonia pode ser gradativa ou fulminante e é marcada por febre, taquicardia ou calafrios e/ou sudorese. Também, tosse, que pode ser seca ou produtiva com escarro variável, dor torácica e dispneia. Alguns pacientes referem sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia.
A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que acomete os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos.
Esta técnica inicia-se com uma inspiração nasal lenta e profunda até a CPT; em seguida, executa-se a expiração de uma pequena quantidade de ar. Após isso, realiza-se, novamente, uma inspiração até a CPT. Deve-se repetir esta manobra mais três ou quatro vezes e, a seguir realizar uma expiração completa.
em geral é recomendado afastamento de atividades por 7 dias para todos os pacientes diagnosticados com pneumonia.
A ausculta pulmonar é indispensável para avaliação e tratamento do paciente, pois ela ajuda a fazer um diagnóstico preciso da indicação ou não da fisioterapia respiratória e direciona as condutas a serem utilizadas durante o atendimento fisio-terapêutico.
O Streptococcus pneumoniae é o agente infeccioso que mais comumente causa pneumonia bacteriana em crianças e adultos. Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), anualmente, cerca de um milhão de adultos contraem pneumonia pneumocócica e 5% a 7% morrem da doença.
Há vários tipos de pneumonia: a mais comum é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Geralmente, a pneumonia aparece depois que alguma doença afeta o sistema respiratório (pulmões e garganta, por exemplo) e causa pequenas lesões, que são a porta de entrada do pneumococo.
A pneumonia viral é causada pelos mesmos vírus que causam a gripe, o vírus influenza A ou B. Além desses mais comuns, outros vírus também podem causar a doença, como o SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), o vírus da varicela e o vírus do sarampo.
As pneumonias podem gerar complicações inerentes à propagação da infeção, como sepsis, abcesso pulmonar (morte de parênquima pulmonar), cavitação pulmonar, empiema (pus na cavidade torácica) ou devido ao processo de cicatrização/inflamação crónico (Bronquiectasias, fibrose), podendo provocar, desta forma, lesões ...
Quais são os tipos de pneumonia?Pneumonia Bacteriana.Pneumonia Viral.Pneumonia Fúngica.Pneumonia Química.Pneumonia Comunitária.Pneumonia Hospitalar.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.
Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.
Além de estar atento ao que comer para acelerar a recuperação da pneumonia, também é importante lembrar de evitar a o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e pioram a doença, como frituras, doces, alimentos ricos em gordura e carnes processadas como bacon, linguiça, presunto e salsicha.
3.2 Reexpansão pulmonar
Todos os tipos de terapia de reexpansão visam aumentar o volume pulmonar por meio do aumento do gradiente de pressão transpulmonar (PT) é a diferença entre as duas pressões acima, ou seja, é a diferença de pressão entre o interior dos alvéolos e a superfície do pulmão.
São as seguintes: Vibração torácica, compressão torácica, percussão ou tapotagem, drenagem postural, bag – esqueezing, manobra zeep e tosse e por último a remoção da secreção através da aspiração pelas vias de acesso (CARVALHO, 2000).
As técnicas de reexpansão e desinsuflação pulmonar é a forma como se processa a ventilação pulmonar em um determinado mo- mento, levando-se em consideração o ritmo ventilatório, profundidade ventilatória e trabalho ventilatório2,3,5,6,7,8,9,10.
A pneumonia é uma doença inflamatória aguda causada por micro-organismos (vírus, bactérias ou fungos) ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem os espaços aéreos dos pulmões. Quando a contaminação ocorre fora do ambiente hospitalar, ela é chamada “pneumonia comunitária”.
A pneumonia, uma inflamação aguda nos pulmões, muitas vezes, é causada por vírus ou bactéria. A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos.
Entre os variados sintomas da pneumonia, destacam-se:Mal-estar generalizado;Febre.Dor no peito;Falta de ar ou dificuldade para respirar;Tosse seca ou com catarro amarelado ou esverdeado;Prostração (fraqueza);Náuseas e vômito;Suores intensos, principalmente à noite.
A pneumonia adquirida na Comunidade (PAC) pode ser causada por vírus, bactérias e fungos (figura 1). A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal.
O que é bom para regular a pressão?
O melhor de deus ainda está por vir versiculo?
Como citar autores parafraseando?
O que significa litíase renal?
A pauta musical é composta por?
Porque todo aquele que ama é nascido de Deus?
O que significa as cores da pasta de dente?
Como desbloquear um chip bloqueado por falta de crédito?
Quais são as suculentas de sombra?
Com quantos meses o bebe senta com apoio?
Como fazer a pré-matrícula escolar?