Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.
Estima-se que a obesidade afete 603,7 milhões de adultos e 107,7 milhões de crianças em 2015, o que equivale a quase 10% da população mundial, número que duplicou em 70 países quando comparado ao mesmo índice em 1980, tendo também aumentado na maior parte dos outros países.
Os números impressionam: 55,7% da população adulta do país apresenta excesso de peso e 19,8% está obesa, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018.
Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos.
Os números colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás de China e EUA; entre as mulheres o Brasil fica em 5º, atrás também de Rússia e Índia.
42 curiosidades que você vai gostar
Conheça os 10 povos mais obesos do mundo:Estados Unidos. Total de obesos: 86,9 milhões. ... China. Chinês Lu Zhihao, que pesava 62 quilos aos 4 anos em 2012. ... Rússia. Total de obesos: 29,2 milhões. ... Brasil. Total de obesos: 26,2 milhões. ... México. ... Egito. ... Alemanha. ... Paquistão.
Com apenas 3,7% de obesidade entre a população adulta, o Japão é, de longe, a nação desenvolvida com taxas mais baixas.
A Índia possui o menor número de obesos entre os países avaliados, apenas 3,9% dos adultos. Na China, esse número é de 6,2%. Nos países da OCDE, 58% da população tem sobrepeso, decorrentes de uma alimentação pouco saudável e falta de atividade física, que contribuem para o aumento da obesidade.
No Brasil, mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; o índice é de 10,8% entre os que têm de 5 a 19 anos. Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21).
No período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima da masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%. Já a proporção de pessoas com excesso de peso na população com 20 anos ou mais de idade subiu de 43,3% para 61,7% nos mesmos 17 anos.
Essa constatação vem de um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelou que 95,9 milhões de brasileiros, acima de 18 anos, estão com excesso de peso, 41,2 milhões deles estão obesos.
A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Rio Grande do Sul é o estado mais obeso.
Comida tradicional e porções pequenas
Mas além das leis específicas, há peculiaridades culturais que ajudam aos japoneses a se manterem no peso. Como em outras sociedades asiáticas como a Coreia do Sul, que também tem um índice de obesidade bem baixo (4,6%), no Japão se dá muita importância à comida tradicional.
Os asiáticos consomem muitos itens de lacto-fermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.
Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.
Já as mulheres japonesas, influenciadas pela obsessão mundial por dietas, se tornaram mais magras. Aquelas com idade acima dos 40 anos apresentaram um aumento de 2,6 cm na altura, para 1,57 m, e perda de 1,3 kg no peso, para 52,8 kg.
Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Maceió (AL) são as capitais com o maior número de pessoas acima do peso do Brasil. Nessas cidades, os quilinhos a mais estão presentes em 59,8%, 58,8% e 58,7% dos moradores, respectivamente, segundo o Ministério da Saúde.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
No mundo, os dados mostraram que em apenas quatro décadas o número de crianças e adolescentes obesos saltou de 11 milhões para 124 milhões.
OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano - Abeso.
Aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e obesidade, aponta estudo inédito publicado na revista científica Preventing Chronic Disease, do renomado Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, EUA (em inglês, Center for Disease Control and Prevention – CDC).
Obesidade avança e mata 4 milhões de pessoas no mundo.
A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.
Quantas bagagens de mão posso levar GOL?
Como saber se o Fisioterapeuta é registrado?
O que são variáveis do tipo Integer?
Quais foram os primeiros núcleos urbanos da Mesopotâmia?
É possível revogar por ingratidão as doações puramente remuneratórias?
Quais são as doenças que mais preocupam os sanitaristas?
Qual é a idade certa para se alistar?
Quais são os fatores que afetam a temperatura corporal?
Quais são as características da imagem conjugada?
Qual é o primeiro filme da saga O Hobbit?
Como usar o matizador de cabelo?
Como gerar leads pelo linkedin?
O que é argumentação e quais os tipos de textos argumentativos?
Como identificar o perfil de um líder?
O que pode ser objeto de mediação no Brasil?