Origem ou Habitat: O Amaranthus caudatus é encontrado nas regiões altas do Equador, Bolívia, Peru e Argentina. Desenvolve-se rapidamente a uma altitude entre 1.400 a 2.400 mnm. Características botânicas: Planta anual, monoica, atinge até 2 m de altura, com caule glabro ou densamente pubescente na parte terminal.
A folha do amaranto! Dependendo da espécie e do tipo de solo, as folhas podem variar entre verde, amarelo e vermelho. Comparadas com o espinafre, elas contêm o triplo de vitamina C, cálcio e vitamina B3. Também têm dez vezes mais carotenos que o tomate.
Características: Planta ereta , anual que se propaga por sementes, pode atingir 2 m de altura. Inflorescência plumosa e piramidal. A cor das folhas e flores pode ser verde, avermelhada ou até púrpura . O amaranto já foi usado pelos Mayas e Inkas e ficou conhecido através dos navegantes.
A única forma de plantar amaranto é através de suas sementes. Elas deve estar próximas a superfície, pois são sementinhas pequenas e a sua capacidade de “romper” as barreiras impostas pela terra são bem baixas. A terra para cobrir as sementes ainda deve ser peneirada, para facilitar ainda mais a sua germinação.
É uma planta de rápido crescimento e a colheita das folhas e pontas dos ramos pode ser feita a partir de 55 a 70 dias após o plantio e das sementes, pode ocorrer entre 80 e 90 dias após o plantio. No Brasil, o amaranto tem sido cultivado em Planaltina (DF) e na cidade de Natal (RN), e por alguns pequenos horticultores.
44 curiosidades que você vai gostar
Do amaranto! Há registros dele, de origem andina, na América do Sul, de 8.000 anos. Conhecido como feijão dos Andes, ainda é pouco conhecido no Brasil, mas seu extraordinário valor nutritivo vem ganhando a atenção e espaço nas nossas receitas.
Benefícios do amaranto
O amaranto inibe o funcionamento de enzimas que elevam a pressão arterial, controlando os níveis em números saudáveis. Uma pressão alta pode desencadear uma série de doenças, como o AVC (acidente vascular cerebral), infarto agudo do miocárdio, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.
A espécie precisa sempre estar sempre sob a sombra, para que as folhas, que são sensíveis, fiquem protegidas do sol e não sofram queimaduras. Caso seu vaso fique dentro de casa ou em local fechado, coloque-o em local arejado a cada 15 dias. A planta precisa, no mínimo, de 2-3 horas diárias de “luz indireta”.
É uma planta de sombra, que deve pegar somente o sol da manhã, além de claridade natural. A rega deve ser feita dia sim, dia não, utilizando pouca água — cerca de 100ml por vez. Se a folhagem ficar amarelada ou aparecer algum tipo de praga, use o adubo NPK 4-14-8.
O amaranto é uma cor rosa avermelhada que é uma representação da cor da flor da planta de amaranto.
Conhecido também como “mãe de milhares”, o aranto é nativo da África, mas se adaptou facilmente ao clima brasileiro, onde também é encontrado. Trata-se de uma kalanchoe, uma espécie de planta suculenta que vive bem em regiões tropicais e subtropicais.
O extrato de aranto é usado para tratar gengivite e inflamação oral causada por doença periodontal (estomatite II-III). Recomenda-se que o suco com esta planta seja feito com água fervida e depois resfriada e ingerida como chá.
O aranto é popularmente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas, nos episódios diarreicos, febres, tosses e na cicatrização de ferimentos. Por possuir ações sedativas também é usado em pessoas com problemas psicológicos, como os ataques de pânico e a esquizofrenia.
As mais mencionadas foram babosa, graviola e romã. Apesar de alguns estudos relatarem atividade antineoplásica ou quimiopreventiva para certas espécies vegetais, fica claro que muitas delas podem ser tóxicas ou apresentar interações medicamentosas no tratamento do câncer.
A ora-pro-nóbis, apelidada de carne de pobre, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter e a ganhar massa magra.
13 plantas para jardins ou varandas com muito solPetúnia. Com crescimento maior na época da primavera e verão, as petúnias apresentam flores em cores variadas e devem ter a base regada de duas a três vezes por semana. ... Alpínia. ... Camarão-amarelo. ... Capim-do-texas. ... Moreia. ... Palmeira-fênix. ... Onze-horas. ... Lantana.
Sintoma: As bordas das folhas enrolam-se e ficam amarronzadas. Causa: Falta de umidade. O que fazer: Aumente a umidade, colocando os vasos sobre uma bandeja com pedrinhas e água ou então no interior de um recipiente cheio de esfagno úmido. Borrife as folhas.
A primeira, e uma das mais importantes causas de folhas queimadas é a salinidade. E ela pode vir de várias formas diferentes como veremos a seguir. O sal, tanto no ar, como no substrato ou na água, prejudica o equilíbrio osmótico da planta e a difusão da seiva.
O plantio do amaranto é feito por sementes, que são pequenas e devem ficar próximas a superfície para germinarem. Assim, apenas a semeadura deve ser superficial ou uma leve camada de terra peneirada pode ser usada para cobrir as sementes.
Com mudasPrimeiramente, pegue os brotinhos existentes ao redor das folhas de um aranto adulto.Em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo para drenagem e encha com terra simples.Logo após, coloque os brotos em cima da terra, sem enterrar.Irrigue, borrifando água cuidando para não encharcar a terra.
Como plantar amaranto em vasos ou hortaPegue um vaso pequeno, copos de plástico ou outro recipiente, desde que tenha furos no fundo para a drenagem.Na sequência, encha com terra rica em matéria orgânica e lance as sementes por cima.Logo depois, cubra com uma fina camada de terra, sem enterrar as sementes.
Quem precisa aumentar a quantidade de cálcio na dieta (pessoas quem não consomem leite e derivados, por exemplo) deve optar pelo Amaranto, rico no nutriente. Já quem está com deficiência de vitaminas do complexo B no organismo deve optar pela quinoa.
Como consumir amaranto para emagrecer
O amaranto pode ser encontrado na forma de grãos, farinha ou flocos. Por não ter sabor muito marcante, pode tranquilamente ser acrescentado a sucos, iogurtes e frutas como substituto da aveia, por exemplo. Duas colheres de sopa é o suficiente para aproveitar todos os benefícios.
Além de ser fonte de proteínas, o amaranto é rico em minerais, como o cálcio, o magnésio e o fósforo. Isso faz com que esse seja um bom alimento para fortalecer os ossos e os dentes. Por conter ainda ferro em sua composição, o grão evita a anemia, doença que é causada pela deficiência desse mineral no organismo.