Traduzido de inglês-
Matemático francês, nascido em 1746 e falecido em 1818, considerado o pai da geometria diferencial com a sua obra Application de l analyse à la géométrie. Desenvolveu um método geral de aplicação da geometria a problemas de construção.
Filho de Jacques Monge, mascate amolador de facas. Era o gênio da família, e no colégio (dirigido por uma ordem religiosa) ganhava todos os prêmios. É conhecido pela criação da geometria descritiva.
Gaspard Monge (Beaune, 10 de maio de 1746 — Paris, 28 de julho de 1818) foi um matemático francês, criador da geometria descritiva.
MÉTODO DE MONGE:
É um método que utiliza dois Planos de projeção perpendiculares entre si (plano horizontal e plano vertical) e ilimitados onde são feitas as projeções nestes planos das figuras em 3D que se quer representar em duas dimensões.
35 curiosidades que você vai gostar
As coordenadas são dadas em ordem alfabética. A abscissa é positiva se estiver à direta do ponto inicial zero e negativa se estiver à esquerda. Cota e afastamento também variam em função do diedro ao qual pertençam. Suas projeções serão positivas ou negativas e estarão, portanto, acima ou abaixo da linha de terra.
É comum associar-se o Desenho Técnico apenas à execução precisa por meio de instrumentos (régua, compasso, esquadros, etc.), mas ele pode, também ser executado à mão livre ou por meio de computadores.
5 A Geometria Descritiva
Coube a Gaspard Monge (1746-1818) definir a G. D. como a ciência que permitia representar sobre um plano as formas do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da geometria plana, os problemas em que se consideram as três dimensões (ULBRICHT, 1998, p. 19). A G.D.
O desenho técnico, tal como entendemos hoje, foi desenvolvido por Gaspard Monge (1746-1818), conhecido como o pai da geometria descritiva.
A geometria descritiva serve de base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, seções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de planos de projeção, determinação de verdadeiras grandezas (V.G.) de distâncias, ângulos e superfícies.
Projeções ortogonais são figuras formadas em um plano a partir de outras figuras fora dele e já foram tema de questões do Enem. A projeção ortogonal das figuras geométricas sobre um plano pode ser comparada à sombra desse mesmo objeto no horário em que o sol está mais alto no dia.
Na projeção cilíndrica ortogonal as projetantes partem do infinito e têm direção ortogonal em relação ao plano de projeção, isto é, formam com o plano um ângulo de 90º.
Os pontos onde as projetantes interceptam o plano de projeção correspondem às projeções dos pontos objetivo.
Funções. Os monges ajudam os doentes e os pobres, disseminam a cultura e a educação. Há muitos anos, eles frequentemente eram os únicos membros da sociedade que sabiam ler e escrever.
Épura é o resultado do processo de rebatimento do plano horizontal sobre o vertical no sentido horário. Lembrando-se que sobre estes planos encontram- se as projeções horizontais e verticais do que fora projetado.
História do Desenho Técnico
Surgem os primeiros desenhos técnicos, por volta do Renascimento. Mas, de acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, no ano de 1490, o desenhista Giuliano de Sangalo já usava planta e elevação.
O primeiro registro do uso de um desenho com planta e elevação está incluído no álbum de desenhos da livraria do Vaticano desenhado por Giuliano de Sangalo no ano de 1490. Em 1795, Gaspar Monge, publicou uma obra com o título “Geometrie Descriptive” que é a base da linguagem utilizada pelo desenho técnico.
O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.
Enfim, a Geometria Descritiva está presente em diversas áreas da Engenharia Civil como na Topografia que estuda os processos clássicos de medida de distância, ângulos e diferença de nível, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topográficos, através ...
A Geometria Projetiva, consolida-se a partir de uma publicação de Jean Victor Poncelet, intitulada Tratado das Propriedades Projetivas das Figuras no ano de 1822.
Essa projeção do objeto é o que chamamos popularmente de vistas. Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.
Um dos destaques das normas para desenho técnico da ABNT, ela desvenda objetos de um projeto e revela como as representações técnicas devem ser colocadas em prática. Por isso, é amparada pelas NBR 8402, NBR 8403 e NBR 12298 (explica como usar hachuras quando apresentadas em desenho de corte).
São eles:Plano vertical.Plano horizontal.
O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
Quando um ponto se encontra no 1° Diedro, sua cota e seu afastamento são positivos. Quando se rotaciona o plano horizontal e se forma a Épura verificamos sempre que a cota positiva é representada acima da LT e o afastamento positivo representado abaixo da LT.
Qual a altura da serra do Corvo Branco?
Para que serve a moringa Árvore da Vida?
O que é agronegócio e quais são as principais etapas que constituem sua cadeia produtiva?
Quanto tempo demora para o juiz dar alvará para receber esse depósito judicial?
Qual o poema mais bonito do mundo?
Qual a importância do projeto de vida na escola?
Como funciona o link de pagamento?
Quais os principais elementos envolvidos na vida de uma estrela?
Quais são os tipos de riscos no trabalho?
Como era a cultura dos povos romanos?
Qual é a origem da palavra inteligência?
Qual a diferença entre letras bacharelado e licenciatura?