Histeroscopia diagnóstica: tem como objetivo a visualização interna do útero para diagnosticar possíveis alterações ou doenças. Saiba mais sobre a histeroscopia diagnóstica; Histeroscopia cirúrgica: tem como objetivo tratar as alterações existentes dentro do útero.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado pelo ginecologista que serve para visualizar e estudar a cavidade uterina (interior do útero), sem necessidade de realizar qualquer incisão cirúrgica (cicatriz).
A histeroscopia (ou videohisteroscopia) é um exame onde é introduzido através do colo uterino um instrumento fino de aproximadamente 5 mm (histeroscópio) tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina trazendo o diagnóstico de patologias uterinas como miomas, pólipos, endometrite, câncer, entre outras.
Em casos selecionados pode ser realizada anestesia local no colo do útero, por forma a que o procedimento seja mais facilmente tolerado. A ressectoscopia (histeroscopia cirúrgica no bloco operatório) é realizada com sedação ou anestesia geral, não estando associada a dor.
Orientações pós-operatórias. Após a cirurgia, quando o procedimento é mais simples, é recomendado apenas um repouso de 24 horas. Já nos casos mais complexos, como a remoção de miomas maiores, a recomendação é de repouso por mais dias, de acordo com orientação médica.
45 curiosidades que você vai gostar
Dessa forma, para que a mulher que passa pelas cirurgias uterinas possam engravidar posteriormente, é necessário esperar o processo de regeneração do endométrio e a cicatrização completa do útero. Assim, é possível passar por uma gravidez segura e livre de complicações.
A histeroscopia cirúrgica requer anestesia que pode ser geral ou raquianestesia para evitar desconfortos.
Como se preparar
Para fazer a histeroscopia diagnóstica é recomendado evitar ter relações sexuais nos 3 dias anteriores ao exame e não passar cremes na vagina 48 horas antes do exame.
O sangramento pode persistir até 15-20 dias após a histeroscopia. Se o sangramento não está intenso, se as dores não são intensas e se você não tiver febre tudo está bem. Se dúvidas ou sinais de alerta entre em contato com o seu médico. Siga sempre as orientações de seu médico e use as medicações prescritas.
O que fazer quando o CTRL V não funciona?
Como funciona a articulação do cotovelo?
Como funciona o curso do Descomplica?
Como funciona o concurso da Polícia Federal?
Como fazer financiamento rural pelo Banco do Brasil?
Como deve ser o currículo escolar?
O que é o limite Crediario do Banco do Brasil?
Como funciona o ciclo PDCA para solução de problemas?
Como funciona o cumprimento de pena no Brasil?
O que é crédito veículo leasing?
Qual a importância da integralização do capital social?
Como se caracterizam os modelos econômicos tópico é dinâmico do funcionamento psíquico?
Como fazer escada em leque Eberick?
O que é a data de vencimento do cheque especial?
O que uma pessoa de bom senso?
Como se caracterizava o governo russo antes da revolução?
Como são definidas as escalas de temperatura?