Histeroscopia diagnóstica: tem como objetivo a visualização interna do útero para diagnosticar possíveis alterações ou doenças. Saiba mais sobre a histeroscopia diagnóstica; Histeroscopia cirúrgica: tem como objetivo tratar as alterações existentes dentro do útero.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado pelo ginecologista que serve para visualizar e estudar a cavidade uterina (interior do útero), sem necessidade de realizar qualquer incisão cirúrgica (cicatriz).
A histeroscopia (ou videohisteroscopia) é um exame onde é introduzido através do colo uterino um instrumento fino de aproximadamente 5 mm (histeroscópio) tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina trazendo o diagnóstico de patologias uterinas como miomas, pólipos, endometrite, câncer, entre outras.
Em casos selecionados pode ser realizada anestesia local no colo do útero, por forma a que o procedimento seja mais facilmente tolerado. A ressectoscopia (histeroscopia cirúrgica no bloco operatório) é realizada com sedação ou anestesia geral, não estando associada a dor.
Orientações pós-operatórias. Após a cirurgia, quando o procedimento é mais simples, é recomendado apenas um repouso de 24 horas. Já nos casos mais complexos, como a remoção de miomas maiores, a recomendação é de repouso por mais dias, de acordo com orientação médica.
45 curiosidades que você vai gostar
Dessa forma, para que a mulher que passa pelas cirurgias uterinas possam engravidar posteriormente, é necessário esperar o processo de regeneração do endométrio e a cicatrização completa do útero. Assim, é possível passar por uma gravidez segura e livre de complicações.
A histeroscopia cirúrgica requer anestesia que pode ser geral ou raquianestesia para evitar desconfortos.
Como se preparar
Para fazer a histeroscopia diagnóstica é recomendado evitar ter relações sexuais nos 3 dias anteriores ao exame e não passar cremes na vagina 48 horas antes do exame.
O sangramento pode persistir até 15-20 dias após a histeroscopia. Se o sangramento não está intenso, se as dores não são intensas e se você não tiver febre tudo está bem. Se dúvidas ou sinais de alerta entre em contato com o seu médico. Siga sempre as orientações de seu médico e use as medicações prescritas.
Quando utilizamos o advérbio de tempo ever?
Faz parte das características dos resíduos de classe 1?
Quanto tempo leva para tirar nome de empresa?
Como deve ser os dentes perfeitos?
Quais são as cores neutras e para que servem?
Quanto custa o BTS in the SOOP?
Quais são os exemplos de comunicação interna?
Por que repetimos os mesmos erros?
Como calcular a RMI da aposentadoria por invalidez?
Qual é a segunda casa da Gina?
Porque quem usa finasterida não pode doar sangue?
Quem morre em Nasce Uma Estrela?