Conheça os tipos de alopecia mais comuns na prática clínica.
COMPARTILHE: Fios de cabelo mais finos, diminuição do volume capilar, aparecimento de entradas na parte superior da cabeça e couro cabeludo ficando progressivamente mais aberto. Esses são os primeiros sinais da calvície, também conhecida como alopecia androgenética.
A alopecia androgenética – assim conhecida por sua origem relacionada aos hormônios androgênicos e à predisposição genética, é a causa mais frequente da perda de cabelo em homens, o que geralmente causa grande impacto na autoestima e qualidade de vida dos indivíduos acometidos.
Calvície é uma forma de alopécia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários. O tipo mais comum de calvície masculina é a alopecia androgenética, (AAG) ou calvície de padrão masculino. Ocorre em aproximadamente 50% dos homens.
Alopecia Areata
A perda de cabelo é o sinal mais característico da calvície, mas nem todas as alopecias são iguais e nem os motivos que as desencadeiam são os mesmos. Entre os tipos de alopecia mais frequentes destacam-se três: a androgenética, a areata e a difusa.
Maneiras de prevenir a calvície
Em geral, quem vai ficar careca começa a perder cabelo por volta dos 20 anos. Cerca de 12% dos homens ficam calvos até os 25. Aos 35 anos, 37% dos rapazes estão carecas.
5 formas de tratar a calvície
A queda acentuada de todas as partes do couro cabeludo em um curto período não é calvície. Provavelmente, essa condição está ligada a toxicidade ambiental (envenenamento por chumbo, por exemplo), uso excessivo de remédios, altas doses de radiação ou níveis extremos de trauma emocional (choque ou medo).
A calvície possui um vínculo genético, mas também está associada à produção excessiva de hormônios sexuais masculinos, os andrógenos (em particular a di-hidrotestosterona), que ajudam a regular o crescimento capilar.
A calvície ocorre quando os folículos de cabelo do couro cabeludo diminuem de tamanho com o passar do tempo, resultando em fios mais curtos e finos. Após algum tempo, o fio não cresce mais no folículo atrofiado, apesar de permanecer “vivo”.
Leve a idade em consideração. A incidência da calvície em homens aumenta de forma significante com a idade (um dos três principais fatores de risco para a condição, junto à hereditariedade e o desequilíbrio andrógeno). Cerca de 10% dos homens até os 30 anos sofrem com o problema, porcentagem que aumenta para mais de 80% após os 50 anos.
Como participar do programa Raul Gil 2020?
Como se inicia o jogo de beisebol?
Que tipo de vinho se bebe gelado?
Como fazer inscrição para trabalhar no IBGE?
Como unir dois PDF Foxit Reader?
Como fazer atribuição de aulas 2021?
Quantos charutos posso fumar por dia?
Qual o melhor horário para tomar o esomeprazol?
O que é preciso para ser um voluntário?
Quanto é a passagem de ônibus de Salvador para Madre de Deus?
Quando se aplica a teoria da ubiquidade?
Quais as formas de tratamento em saúde mental?
Como se inscrever para trabalhar no Encceja 2021?
O que os convidados devem usar em um casamento?
Como faço para fazer um curso técnico?
Como se inscrever para perito judicial SC?