Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.
Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, amigues substitui amigos , por exemplo. Brasileires é usado no lugar de brasileiros ou brasileiras .
Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.
[ Gramática ] Diz-se de ou género , existente em alguma línguas, de palavras que não indicam macho nem fêmea ou que não se consideram masculinas ou femininas (ex.: género neutro; na enunciação dos adjetivos latinos, primeiro vem o masculino, depois o feminino e por fim o neutro, como em neuter, neutra, neutrum).
VI) Substituição dos pronomes possessivos “meu(s)” ou “minha(s)” pelos pronomes não-binários “mi(s)” ou “minhe(s)”. Exemplos de uso: -Minha namorada não tem nada contra isso. —-> Mi namorade não tem nada contra isso. / Minhe namorade não tem nada contra isso.
23 curiosidades que você vai gostar
Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.
São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.
Uso de linguagem neutra:Utilizar os símbolos “@” ou “x” no lugar dos marcadores de gênero identificados por “o” ou “a”. ... Utilizar outros pronomes de gênero neutro, como o “ile”, desenvolvido por Pri Bertucci e pela psicóloga Andrea Zanella em 2015.
Significado de neutro
Que não toma partido em uma discussão, que não escolhe um dos lados; que não se posiciona nem a favor, nem contra; neutral. Que se comporta de maneira imparcial, analisando tudo sem omitir uma opinião tendenciosa: a advogada permaneceu neutra no debate sobre o divórcio.
Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".
O “Sistema Elu” pretende ser um conjunto de propostas sobre como referir-se, na língua portuguesa, às pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como a grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”. Em outros contextos tal linguagem não é aplicável.
Elu (pronuncia-se êlu) é o pronome mais usado na linguagem não binária para substituir “ela” ou “ele”. Há, ainda, outras formas, como ilu (ilú) e el. Já os adjetivos ganham um “e” como vogal temática, proposta da comunidade LGBTQ+ justamente para evitar o binarismo de gênero gramatical.
As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.
Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.
Para os que questionam a linguagem neutra, um argumento para não usá-la é que a norma culta da língua define como neutro o uso do gênero masculino em plurais e generalizações, o que eliminaria a necessidade de distinguir se são homens e mulheres.
O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua.
O que é linguagem neutra? A linguagem neutra - ou neo linguagem - é uma proposta de mudança da língua portuguesa que tem a intenção de acolher as pessoas que não se identificam ou não se sentem confortáveis com os pronomes masculinos e femininos.
A linguagem neutra, ou também conhecida como linguagem não-binária tem sido cada vez mais discutida entre as pessoas e dentro das academias no Brasil. Ela consiste em não determinar gênero masculino ou feminino para incluir pessoas que não se identificam como homens ou mulheres.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Alguns grupos LGBTQI+ usam o X no lugar das vogais A ou O para não definirem masculino ou feminino. Por exemplo: “Todx x artistas presentes no evento comemoraram a premiação do espetáculo.” Outros grupos preferem usar: “Todes artistas presentes no evento comemoravam a premiação do espetáculo.”
A comunicação com neutralidade apresenta sua adaptação na troca do pronome possessivo que pode ser no masculino ou feminino, para o uso do pronome neutro.Exemplos:Masculino: Ariel é muito esperto .Feminino: Ariel é muito esperta .Linguagem neutra de gênero: Ariel é muito esperte .
Há algum tempo, era comum o uso do X ou da @ ao final das palavras, a fim de torná-las não-binárias. Por exemplo: o “seja bem-vindo” ou “seja bem-vinda” dariam lugar ao “seja bem-vindX” ou “seja bem vind@”. Contudo, esse tipo de linguagem – o que propõe o uso do X ou da @ – não é o mais aceito hoje em dia.
De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.
Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.
Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.
Qual o prazo para o inquilino sair do imóvel?
Como surgiu a figura do padrinhos de batismo?
Como foi criada a linguagem de Libras?
Como deixar o AutoCAD clássico?
Como solicitar PPP se a empresa fechou?
Como fazer o bloqueio do veículo no Detran?
Como receber os 25 da redução salarial?
Onde ficam armazenados os cookies no Windows 7?
Como solicitar ligação de água Semae?
Em qual capítulo do livro de Isaías encontramos uma referência a queda de Lúcifer?
Quantos filhos Chiquinha Gonzaga teve?
Em que governo foi criado o Loas?
Como foi formada a língua portuguesa?
Qual melhor substrato para aquário marinho?