A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população. A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.
Isso acontece devido a três mecanismos: o processo de crossing-over, que ocorre durante a meiose; a segregação independente dos cromossomos na formação dos gametas; e a fecundação, que garante a união de gametas de indivíduos diferentes.
A variabilidade genética está diretamente relacionada com a meiose, uma vez que durante esse processo de divisão celular ocorre o crossing-over, que é um processo de recombinação cromossômica que tem como sua principal característica a troca de partes dos cromossomos quando estão pareados.
A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. Novas combinações gênicas podem ocorrer em uma população através da reprodução sexuada.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
Variabilidade genética São dois processos que diferenciam as células geradas na meiose: Crossing-Over e segregação independente dos homólogos.
Durante esse emparelhamento, ocorre a permutação (crossing-over), processo que se caracteriza pela quebra das cromátides e a ligação dessas porções ao segmento correspondente na cromátide não irmã. A permutação é importante porque aumenta a variabilidade genética.
Além destes fatores, a variabilidade genética de uma população pode ser alterada pela deriva genética.
Graças a esse tipo de divisão, garantimos a variabilidade genética dentro das espécies. Assinale a alternativa que indica qual o evento genético que garante a variabilidade e em qual das fases apresentadas acima esse evento genético corre: C) Pela permuta gênica que ocorre na metáfase II.
A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. As mutações são mudanças aleatórias no DNA, o qual determina a aparência, comportamento e a fisiologia dos organismos.
Deriva genética: diferentemente de outros fatores, está relacionada com a diminuição da variabilidade genética.
Quantos dias para ser aprovado o cartão Magazine Luiza?
Como me manter conectado no WhatsApp web?
Quanto tempo demora para o cigarro fazer mal à saúde?
O que é compressor da geladeira?
O que acontece com o corpo aos 60 anos?
Como usar o símbolo de somatório?
Como saber se meu carregador é tipo C?
O que acontece quando o chocolate queima?
Como se lê o número decimais 0 5?
Como escolher uma clínica de cirurgia plástica?
Como fazer seu filho parar de jogar?
O que fazer quando o coelho está com gases?
Como saber se o produto tem açúcar?
O que significa publicação do acórdão?
Como agradecer doações recebidas?
Quanto tempo demora para curar um cisto?
Como saber se o útero está fechado na gravidez?
Como é a pronúncia de voucher?
O que é um composto opticamente ativo?
Como saber se o compressor do ar condicionado carro está bom?