Diminuição do uso de defensivos agrícolas e aumento da produtividade de culturas agrícolas. Esses são alguns dos benefícios da apicultura utilizada na agricultura.
No Brasil, a cadeia produtiva apícola se destaca como uma fonte alternativa sustentável de emprego e renda, podendo ser desenvolvida em todas as regiões do país, devido à sua flora diversificada, por sua extensão territorial e pela variabilidade climática, favorecendo a produção de mel o ano todo.
O principal benefício ao homem da criação das abelhas sem dúvida é a polinização das flores gerando frutos. A polinização é a deposição dos gametas masculinos, o pólen, no estigma floral chegando até o ovário da flor.
É rico também em aminoácidos e sua função na colmeia é de alimentação das abelhas. É utilizado nos mais diferentes pratos da alimentação humana. A necessidade atual é fortalecer o mercado interno, pois o consumo per capita de mel dos brasileiros é muito baixo, comparado, por exemplo, com o dos argentinos.
1 - Apicultura
É o ramo que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real, pólen e própolis.
40 curiosidades que você vai gostar
A principal função executada pelas abelhas é a polinização. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), elas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. ... Caso não haja abelhas, toda a cadeia alimentar poderá ser afetada.
Vantagem da apicutura migratóriaMelhor aproveitamento das floradas, já que é possível acompanhá-las.Proporciona maior produção de mel (entre 100-200kg/colmeia/ano).Contribui para manter as colmeias sempre populosas (mais campeiras — mais mel).Torna possível a prestação de serviços de polinização.
A apicultura também tem um importante papel no desenvolvimento social. A atividade garante a ocupação da mão de obra familiar, fixando o homem à sua terra. Porém, o maior ganho social, é a melhora da saúde da população.
O inseto é responsável pela reprodução de 80% das plantas
Elas estão relacionadas com a sobrevivência de muitas espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola e para o sustento de espécies (aves e mamíferos) que se alimentam de frutas e sementes.
Elas buscam alimentos em flores, e em uma única viagem visitam dezenas de flores de uma mesma espécie viabilizando sua fertilização. Este comportamento - a polinização, é de alta importância agrícola, pois as abelhas são responsáveis por 33% da produção agrícola mundial.
Um dos principais produtos da nossa apicultura nacional é o mel. O aumento do valor monetário do mel, fez com que diversos apicultores aumentassem sua produção e outros fora da atividade entrassem para a mesma.
Por meio da polinização, elas contribuem para a perpetuação de diversas espécies de culturas agrícolas e nativas. Economicamente, produzem mel, própolis, cera, geléia real e veneno, que são utilizados na indústria de alimentos e farmacêutica, e são comercializados no Brasil e exterior.
Em 2017, segundo dados preliminares do Censo Agropecuário, haviam 101 mil apicultores no país, com 2,1 milhões de colmeias, uma média de 21,1 colmeias por apicultor.
Os apicultores brasileiros são predominantemente de pequeno porte, de acordo com dados da Confederação Brasileira de Apicultura CBA (2019)1, quase metade dos produtores no País possui até 50 colmeias, e mais de 90% possuem até 200. Este grupo de produtores responde por 60,2% da produção nacional de mel (Gráfico 1).
Na apicultura migratória, as colmeias vão para os locais onde estão ocorrendo as floradas. A maior produção acontece por causa do aumento no número de colheitas. Na apicultura migratória, as colmeias vão para os locais onde estão ocorrendo as floradas.
A flora apícola é caracterizada pelas espécies vegetais que possam fornecer néctar e/ou pólen, produtos essenciais para a manutenção das colônias e para a produção de mel. O conjunto dessas espécies é denominado "pasto apícola ou pastagem apícola".
Por serem organismos sensíveis, elas sofrem com agricultura intensiva, defensivos agrícolas, poluição, introdução de espécies invasoras e alterações climáticas. Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar o mundo a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas.
A apicultura também diminui as queimadas e além desta produção, existe também a coleta em colmeias selvagens, geralmente para consumo familiar ou de grupos. Neste sentido, o mel no continente africano tem uma grande importância econômica como fonte de energia na dieta e segurança alimentar das comunidades.
Sendo assim, a apicultura se define na criação de abelhas com ferrão, com o objetivo de produzir mel, geleia real, própolis, pólen e cera. A atividade acabou se tornando uma boa opção de renda para agricultores rurais. Isso porque, a apicultura não exige grandes espaços de terra assim como investimento.
As abelhas apresentam uma grande importância econômica, já que diversas substâncias produzidas por elas são utilizadas pelo homem de diversas formas. Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis.
Em média, nas condições de floradas da maior parte do Brasil, uma colmeia fixa pode produzir entre 18 e 20 quilos de mel por ano, podendo chegar a 25 quilos. Na apicultura migratória, a produtividade ultrapassa esse número, indo de 80 a 100 quilos de mel por colmeia.
As colmeias racionais, inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, imitam os abrigos naturais e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e seus produtos.
A divisão de colmeias de abelhas nativas ajudam na conservação das espécies de abelhas nativas. Assim expandindo a quantidade de colmeias espalhadas por todo território brasileiro. Este processo também ajuda na recuperação de ambientes degradados além de ser uma alternativa econômica para o meliponicultor.
Sem as abelhas, teríamos impactos nas populações de diversas espécies de plantas – bem como no número de animais que se alimentam dessas plantas (ou das próprias abelhas, como é o caso de alguns pássaros). Esses desfalques afetariam toda a cadeia alimentar.
O gaúcho Sérgio Paulata não possui nenhuma propriedade na área rural do município, mas tem 140 colméias e cerca de um milhão de abelhas.
Quando ocorre concurso de pessoas?
Qual a hora de colocar o amaciante?
Porque os imigrantes vieram para Santa Catarina?
O que existe depois da exosfera?
Como se chama a quinta geração de netos?
Qual o salário de um agente federal?
Como aplicar os 4Ps do marketing na sua estratégia?
Qual foi uma das primeiras ferramentas criadas para facilitar o processo aritmético no passado?
O que vem a ser uma cadeia produtiva?
Quantos anos Belém está fazendo hoje?
O que substitui o leite para quem tem intolerância à lactose?
O que não pode fazer após colocar piercing?
Como aumentar a tela do visor?
Quanto ganha um guarda prisional em portugal?