As ideias secundárias de um texto são aquelas que trazem informação complementar, ideias derivadas de um argumento principal.
Na compreensão dos acontecimentos
Além dos textos, organizamos a realidade em nossas mentes a partir da distinção entre a ideia principal e ideia secundária. Pode-se dizer que a ideia principal é o “o que" e a secundária é o "como". Vamos imaginar a cena de um crime.
Para identificar a ideia principal, pensem sobre quem ou o que é a história. A ideia principal é a informação mais importante do texto, é a mensagem central que o autor quer passar.
Em outras palavras, as informações secundárias servem como sustentação para a ideia central. E ajudam o escritor a desenvolver o seu texto de forma coerente. Em resumo, o tema central é a ideia sob a qual o texto será fundamentado. É por meio dela também que uma pessoa consegue ler esse texto e fazer sua interpretação.
Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.
44 curiosidades que você vai gostar
Temática é o tema central sobre o qual é tratado; assunto principal....
Leia a passagem inteira. Se a primeira e a última sentenças não identificam a ideia principal, use um marca-textos enquanto relê o parágrafo. Marque as palavras ou ideias que se repetem. Marque frases que comecem com expressões marcantes, como "O aspecto mais importante é..." ou "É mais interessante que...".
As informações que se relacionam com o tema chamamos de subtemas (ou ideias secundárias). Essas informações se integram, ou seja, todas elas caminham no sentido de estabelecer uma unidade de sentido.
É a delimitação de um assunto geral. Para um mesmo tema é possível se retirar inúmeros subtemas. Alternativas de subtemas: Violência no trânsito/ Trânsito seguro/ Motoristas respeitam a faixa de pedestres/ Ambulantes atrapalham o transito.
Tema é o tópico específico sobre o qual o escritor deseja que o leitor reflita durante a leitura do texto. Tecnicamente, amor, justiça, guerra, esperança e quaisquer outras palavras genéricas como essas não são temas porque não expressam nada de específico sobre um tópico.
01 – Qual é o tema central do texto? Trata-se de uma cobrança. 02 – Explique o que a personagem quis dizer com a seguinte frase: “Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta”. Porque o cobrador estava diante de sua casa carregando um cartaz que dizia: “Aqui mora uma devedora inadimplente”.
Entendendo o poema: 01 – Qual é o tema central do poema? É a decomposição da matéria, resultante da ação dos vermes.
Pesquisa secundária, ou "pesquisa documental", é a síntese de informações e dados que já foram coletados por outras fontes. Revistas, livros, dados de importação e exportação, dados de produção, estatísticas e censos governamentais são alguns exemplos de pesquisas secundárias.
Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias. Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.
Fontes primárias: São corpos que emitem luz prória. Por exemplo: uma lâmpada acesa, a chama de uma vela, o Sol, uma lanterna ligada etc. Fontes Secundárias: São corpos que enviam luz que recebem de outras fontes. ... Em ambos os casos, ocorre a difusão – processo no qual os raios de luz são espalhados aleatóriamente.
― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda- chuva. Ela agora estava irritada: ― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro.
O diálogo pode ser mencionado pelo narrador (discurso indireto). Porém se você deseja que as pessoas se identifiquem com seus personagens, ou que eles fiquem na memória do leitor, ou pareçam pessoas de carne e osso, precisa escrever. Ouça a voz dos seus personagens e deixe que eles falem em seus textos.
Lembre aos alunos que a crônica é um texto curto que narra episódios corriqueiros e às vezes banais. O tom da narrativa é o da conversa, do bate-papo informal. Há poucas personagens e o fato ocorre em um tempo breve (minutos, algumas horas, período do dia).
O tema de uma narrativa nada mais é do que o seu tópico central. Em Orgulho e Preconceito, os temas centrais são o amor e o preconceito de classes. Em O Senhor dos Anéis, temos a coragem e a luta do bem contra o mal. São os elementos centrais da narrativa, o assunto do seu livro.
Procure por repetições que o indiquem sobre as coisas que o diretor pensa que são importantes. Existe uma canção recorrente, música, técnica de câmera, diálogo, efeito especial que adiciona um significado maior? Pense sobre como suas observações se relacionam com as ideias gerais, problemas e temas do filme.
Portanto, temos que a maneira correta de escrever é subtema, pelo fato dessa palavra não iniciar com “b”, “r” e “h”, que são as letras iniciais que “pedem” hífen.
1. Subdivisão de um tema. 2. Tema secundário.
Significado de subitem
[Gramática] As grafias sub-item e sub item estão incorretas e devem ser evitadas. Etimologia (origem da palavra subitem). Sub + item.
Qual a matéria mais difícil do mundo?
Para que serve extrato de levedura?
Quantos Pokémons existem 2021?
O que faz os batimentos cardíacos ficar acelerado?
Quais documentos precisa para visto?
Quais são os sintomas de uma infecção intestinal?
Qual é a McLaren mais rápida do mundo?
Quais são os principais desafios mundiais a serem superados no século XXI?
O que é probabilidade subjetiva?
Qual é o principal recurso mineral do Brasil?
Qual o ciclo de vida da leptospirose?
Como receber notificações do FGTS?
Para que servem os cursos livres?
Qual o custo para abrir uma MEI?
Quais foram os imigrantes que vieram para o Brasil para trabalhar nas fazendas de café?