40 principais gírias mineiras e como usá-lasTrem. Um clássico mineiro, trem pode significar praticamente qualquer coisa, objeto ou comida. ... Andar no passeio. É o mesmo que andar na calçada. ... Ansdionte. Jeitinho mineiro e abreviado para falar antes de ontem. ... Apruma o corpo. ... Arreda. ... Arroiado. ... Barango. ... Bicudo.
10 Gírias Mineiras para se Virar na Terra do Pão de QueijoUai. É o curingão do vocabulário mineiro. ... Sô Uma das gírias mineiras mais clássicas, sô tem a sua origem na palavra senhor. ... Nó Nó é abreviação de “Nossa Senhora!”. ... Arredar. Mineiro que é mineiro não mexe nada de lugar, ele arreda! ... Trem. ... Breguete. ... Fragar. ... Tiquim.
E se você está com vontade de "cumê um trem”, pode ser um "Dôcindileite" (doce de leite).
“A neein”, “arreda”, “bololô”, “manota”, “lambiscar”... Quem vive na capital mineira certamente não terá dificuldade para entender qualquer uma dessas expressões. Mas são os turistas o público-alvo do Dicionário popular da língua belo-horizontina.
Essa palavrinha serve para tudo: “pega aquele trem pra mim”; “óia que trem bonito”, “aquele trem lá, sô”, e vai saber que trem é esse! Sem contar o “sô” e o “uai”, que marcam presença em quase toda frase dita pelo povo mineiro. Então prestenção na lista de expressões bem mineirinhas que o Sou BH preparou.
18 curiosidades que você vai gostar
Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.
O mineiro é muito conhecido por denominar qualquer coisa como “trem”. Enquanto alguns estados chamam algo de “coisa”, em Minas você dificilmente vai ouvir essa palavra para definir um objeto, por exemplo. ... Forma correta de usar: “Pega aquele trem pra mim e traz pra eu fazer um trem, por favor?”.
- Arpão - seringa de injeção.B. - Babila - cartão onde se põe o pó para aspirar. ... C. - Cachimbo da paz - cigarro de maconha fumado por grupo. ... D. - Da política - o que acompanha a turma no vício. ... E. - Embandeirar - jactar-se de ser viciado. ... F. - Fajuto - tolo, idiota, fingido. ... G. - Gelado - o que está afastado do vício. ... J. ... L.
Gírias Paulistas: 49 gírias mais usadas em São PauloBagunçado. Falar que alguém está “bagunçado” é o mesmo que dizer que ele está bêbado. ... Balada. Pode ser usado para falar sobre qualquer festa ou lugar animado. ... Bang. ... Bater uma xepa. ... Bater uma laras. ... BO. ... Bugado. ... Camelar.
Conheça o mineirês, o dialeto exclusivo dos mineiros.
Arreda — chega pra lá, se afaste!
GíriasMano. Mano pode ser uma pessoa. Pode ser usado na pergunta ou até como um respiro na fala. ... Mandrake. Estiloso ou descolado. ... Bala. Algo bom ou extraordinário. ... Encosta ou encostando. Ir ou indo. ... Goma. Casa. ... Agradece. Agradecer ou derivado do obrigado. ... Fita. Situação, assunto ou intenção. ... Perreco. Briguento ou mentiroso.
Devido à proximidade com a Bahia, nessas regiões o sotaque mineiro absorveu características como a pronúncia de vogais bem abertas (ex: mé-renda, có-varde, né-blina) e outras gírias faladas também pelos baianos.
No dialeto mineiro, é muito comum usar a palavra trem para tudo. ... É o que os linguistas chamam de palavra-ônibus – palavras que podem expressar inúmeros significados, sem limitação semântica. Coisar, bacana, legal e brinco são alguns bons exemplos de palavras-ônibus. Mas para os mineiros, é palavra-trem mesmo, rsrs.
Na hora de falar, o paulistano de certas regiões estende a pronunciação, de forma anasalada, de verbos no gerúndio e muitas vezes introduz a letra “I” entre “E” seguido de “M” ou “N“. Ex.: Eu “tô ti falâââândo“. ... Por exemplo, a letra “O” vira “U” e a letra “E” torna-se “I“.
Sim, é possível dizer que São Paulo tem um idioma à parte, com sotaques e características únicas, que podemos chamar de paulistanês.
Significado de armar casinha: Fazer uma armadilha pra algué.
Um dos supostos autores tem o apelido de “Duzentão”, gíria usada entre os criminosos para os condenados por crimes sexuais, em referência ao artigo 213, que tipifica o estupro no Código Penal.
É nóis , expressão popular no Brasil inteiro, é uma saudação do Comando Vermelho; o Terceiro Comando diz é a gente . As duas não se misturam.
1. Mineirês. Gíria usada para se referir ao dialeto usado em Minas Gerais. Ela é pequeninha e já fala um mineirês forte.
Quem mais fala ARREDA? E quem acha que é só mineiro que fala “arreda”, tá muito enganado. A expressão também é usada na região norte do país, especificamente no Amazonas. Os nossos vizinhos goianos, além de curtir um bom sertanejo como a gente, também fazem parte da turma que fala “arreda”.
Palavras como carapanã e igarapé vêm justamente da língua tupi, e são utilizadas até hoje. Uma outra característica marcante do sotaque paraense é a forma de mais nasal de falar, muito maior que em outros lugares do país.
A origem do “uai” é misteriosa e cheia de histórias. Uma delas diz que essa era uma senha usada pelos inconfidentes no século 18, significando “União, Amor e Independência”. Mas há quem diga que, na verdade, o “uai” surgiu em regiões onde ingleses trabalhavam na mineração.
Como podemos definir o ser escravo no período da escravidão?
Como plantar pimentão em garrafa pet?
Quais são os meios de comunicação com a internet?
Quais os fatores responsáveis pela variabilidade genética?
Como plantar muda de jabuticaba no chão?
Como esses microrganismos fazem a massa do pão crescer?
Como podemos definir o que é um mito?
Como os reis eram beneficiados no processo de centralização política no fim da Idade Média?
Como podemos detectar o grau FEG?
Como plantar flores de saquinho?
Quando os satélites foram criados?
Como desenvolver as relações humanas?
Qual a época de plantar grão de bico?
Porque os satélites geralmente não cai na Terra Brainly?
Como podemos definir a poluição atmosférica?
Como /< cultivar cactos e suculentas?